A MÁXIMA DA QUANTIDADE NOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES PRESENTES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123166 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "A MÁXIMA DA QUANTIDADE NOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES PRESENTES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar os enunciados das questões discursivamente relacionando-as quanto a máxima de quantidade da informação dada. A metodologia segue a análise pragmática da língua, na perspectiva de Paul Grice (1975). Sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa e analítica dos dados do enunciado das questões do livro didático, doravante LD. Para o embasamento teórico acerca das teorias pragmática, temos: Grice [(1969) 1975,], Levison (2007), Marcondes (2000, 2005); acerca do ensino da língua portuguesa e/ ou livro didático: Antunes (2003), Brasil (1998), Geraldi (1997), Marcuschi (2005), Soares (1998) dentre outros. O corpus da pesquisa foi formado pela seleção de 03 (três) enunciados de questões retirados de seções explicitadas nas análises. Os resultados apresentados sugerem que o excesso de informações deixa de suscitar o aspecto provocativo, logo, perde-se muito nos processos de inferências e pressuposições tão significativos ao processo de aprendizagem. As questões selecionadas do LD fazem uma reflexão com uma crítica frente a determinados tipos de questões, as quais foram denominadas brancas, objetivas ou nulas (nomenclaturas de nossa autoria), conforme evidenciam o objetivo da máxima griceana selecionada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID217_TB98_08082025094505.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DE ANDRADE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO ANDRADE" "autor_email" => "mariaferreira@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123166 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "A MÁXIMA DA QUANTIDADE NOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES PRESENTES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar os enunciados das questões discursivamente relacionando-as quanto a máxima de quantidade da informação dada. A metodologia segue a análise pragmática da língua, na perspectiva de Paul Grice (1975). Sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa e analítica dos dados do enunciado das questões do livro didático, doravante LD. Para o embasamento teórico acerca das teorias pragmática, temos: Grice [(1969) 1975,], Levison (2007), Marcondes (2000, 2005); acerca do ensino da língua portuguesa e/ ou livro didático: Antunes (2003), Brasil (1998), Geraldi (1997), Marcuschi (2005), Soares (1998) dentre outros. O corpus da pesquisa foi formado pela seleção de 03 (três) enunciados de questões retirados de seções explicitadas nas análises. Os resultados apresentados sugerem que o excesso de informações deixa de suscitar o aspecto provocativo, logo, perde-se muito nos processos de inferências e pressuposições tão significativos ao processo de aprendizagem. As questões selecionadas do LD fazem uma reflexão com uma crítica frente a determinados tipos de questões, as quais foram denominadas brancas, objetivas ou nulas (nomenclaturas de nossa autoria), conforme evidenciam o objetivo da máxima griceana selecionada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID217_TB98_08082025094505.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DE ANDRADE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO ANDRADE" "autor_email" => "mariaferreira@bjs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }