Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO E AÇÃO

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência visa refletir sobre o Processo de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal Ensino de Altos- Piauí. Ultimamente, tem se discutido no chão das formações de professores o fortalecimento da ação-reflexão-ação como caminho para consolação de uma prática significativa que transforme o ensino aprendizagem dos estudantes. Para tal, esta pesquisa centrou-se na ação- reflexão-ação dos docentes mediante sua prática no cotidiano escolar. Pois tem se percebido a necessidade de fortalecer essa prática através de promoção de Formação Continuada pautada numa metodologia participativa teórica e prática que chegue no chão da escola. Para o desenvolvimento deste relato de experiência, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, além de uma entrevista com quatro professores cursistas, cujo resultado contribuiu, a partir de suas impressões, sobre o modo como a Formação professores de Língua Portuguesa tem chegado na ação em sala de aula. Para fundamentação e reflexão desta pesquisa, utilizou-se os seguintes teóricos: Zabala (1998), Sacristán (1998), Formosinho (2009), dentre outros. A acepção teórica utilizada subsidiou o embasamento para se discutir como a Formação Continuada tem sido exitosa para a prática em sala de aula dos professores de Língua Portuguesa do 9º ano. Os resultados esperados foram significativos e relevantes quanto a execução dos processos formativos e, o quanto tem favorecido aos professores uma ação- reflexão-ação de forma efetiva.

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