Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

ESCRITA DE SI

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123159
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "ESCRITA DE SI"
    "resumo" => "Orientadora: Maria do Socorro Santiago Santos RESUMO O objetivo deste trabalho é efetivar um relato de nossas experiências no PIBID de Espanhol: Escrita de Si para alunos do Ensino Médio. Nossa atuação no projeto teve início em dezembro de 2024, estando, portanto, com cinco meses de experiência. Nossa atuação está acontecendo no CETI Professor Edigar Tito, sob a supervisão da professora Maria do Socorro Santiago Santos e seguidos de perto pelas coordenadoras Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres Alencar Costa. Do dia em que iniciamos até a presente data foram efetivadas muitas atividades, como estudo da Instituição de Ensino, assistência de sala de aula, estudo dos documentos, elaboração de atividades, como ministrar as aulas, de que forma devemos nos comportar na presença dos alunos dentre outras atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Como bolsista do PIBID de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí, nesses cinco meses tenho visto de perto a influência crucial do docente na formação dos alunos, não só em sala de aula, como também no contexto social escolar. O professor(a) carrega consigo a grande responsabilidade de formar cidadãos, pois é ele que ver de perto a realidade vivida desses jovens, já que a maior parte do tempo, esses estudantes estão no âmbito escolar. Fazer parte do processo de construção e desenvolvimento desses adolescentes, enfatiza a importância do professor no futuro de cada um, dentro da sociedade e para a sociedade, pois o professor(a) é o maior transmissor de conhecimentos, valores e princípios."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID211_TB90_23062025152429.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANA"
    "autor_email" => "leidianadasilvac@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123159
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "ESCRITA DE SI"
    "resumo" => "Orientadora: Maria do Socorro Santiago Santos RESUMO O objetivo deste trabalho é efetivar um relato de nossas experiências no PIBID de Espanhol: Escrita de Si para alunos do Ensino Médio. Nossa atuação no projeto teve início em dezembro de 2024, estando, portanto, com cinco meses de experiência. Nossa atuação está acontecendo no CETI Professor Edigar Tito, sob a supervisão da professora Maria do Socorro Santiago Santos e seguidos de perto pelas coordenadoras Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres Alencar Costa. Do dia em que iniciamos até a presente data foram efetivadas muitas atividades, como estudo da Instituição de Ensino, assistência de sala de aula, estudo dos documentos, elaboração de atividades, como ministrar as aulas, de que forma devemos nos comportar na presença dos alunos dentre outras atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Como bolsista do PIBID de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí, nesses cinco meses tenho visto de perto a influência crucial do docente na formação dos alunos, não só em sala de aula, como também no contexto social escolar. O professor(a) carrega consigo a grande responsabilidade de formar cidadãos, pois é ele que ver de perto a realidade vivida desses jovens, já que a maior parte do tempo, esses estudantes estão no âmbito escolar. Fazer parte do processo de construção e desenvolvimento desses adolescentes, enfatiza a importância do professor no futuro de cada um, dentro da sociedade e para a sociedade, pois o professor(a) é o maior transmissor de conhecimentos, valores e princípios."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID211_TB90_23062025152429.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANA"
    "autor_email" => "leidianadasilvac@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Orientadora: Maria do Socorro Santiago Santos RESUMO O objetivo deste trabalho é efetivar um relato de nossas experiências no PIBID de Espanhol: Escrita de Si para alunos do Ensino Médio. Nossa atuação no projeto teve início em dezembro de 2024, estando, portanto, com cinco meses de experiência. Nossa atuação está acontecendo no CETI Professor Edigar Tito, sob a supervisão da professora Maria do Socorro Santiago Santos e seguidos de perto pelas coordenadoras Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres Alencar Costa. Do dia em que iniciamos até a presente data foram efetivadas muitas atividades, como estudo da Instituição de Ensino, assistência de sala de aula, estudo dos documentos, elaboração de atividades, como ministrar as aulas, de que forma devemos nos comportar na presença dos alunos dentre outras atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Como bolsista do PIBID de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí, nesses cinco meses tenho visto de perto a influência crucial do docente na formação dos alunos, não só em sala de aula, como também no contexto social escolar. O professor(a) carrega consigo a grande responsabilidade de formar cidadãos, pois é ele que ver de perto a realidade vivida desses jovens, já que a maior parte do tempo, esses estudantes estão no âmbito escolar. Fazer parte do processo de construção e desenvolvimento desses adolescentes, enfatiza a importância do professor no futuro de cada um, dentro da sociedade e para a sociedade, pois o professor(a) é o maior transmissor de conhecimentos, valores e princípios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.