Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

GEOEDUCAÇÃO: INCENTIVO ÀS GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO (RIO DE JANEIRO)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123257
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "GEOEDUCAÇÃO: INCENTIVO ÀS GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO (RIO DE JANEIRO)"
    "resumo" => "Apesar da sua importância, a temática de solos e da Geodiversidade ainda são pouco exploradas na educação básica. Diante disso, os estudantes possuem dificuldade em compreender a importância das rochas e dos solos como geossistemas responsáveis por fornecer alimentos, água e recursos essenciais para a manutenção da vida e como base física para o desenvolvimento socioeconômico. Em virtude da ausência de recursos didáticos-pedagógicos adequados para o ensino da temática – que necessita de atividades práticas como trabalhos de campo e análises laboratoriais - nas escolas, muitos estudantes não conseguem compreender a importância do conteúdo. É evidente que a ausência de estímulos às práticas científicas na escola vai refletir negativamente no interesse dos estudantes por temas relacionados às Geociências. Logo, estimular a participação dos estudantes em práticas científicas no ensino básico, como por exemplo análise de solos e rochas a partir de experimentos, é essencial. Esse trabalho tem como objetivo apresentar práticas Geoeducativas desenvolvidas com estudantes da educação básica do município de Cabo Frio a partir da realização do projeto “Educa Solos”. Para tal, foram realizadas atividades práticas e experimentos voltados para ensino de Geomorfologia, Pedologia e Geologia, durante o evento “I Integra UERJ Cabo Frio”, realizado no mês de novembro. O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Edital “Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, financiado pela FAPERJ, que visa aproximar estudantes do ensino básico, principalmente meninas, de práticas geocientíficas. Em relação aos conteúdos associados à geodiversidade, destaca-se a importância da realização de atividades práticas, para que haja ampla divulgação sobre o tema de forma menos abstrata. Portanto, é importante utilizar recursos didático-pedagógicos de apoio que favoreçam a aprendizagem significativa, como atividades práticas e experimentos, a partir da Geoeducação. A realização das atividades com os estudantes, criou um espaço de integração entre saberes, promovendo a difusão da Geomorfologia e das Geociências na educação básica. Conclui-se que quanto mais ampla a divulgação das pesquisas geocientíficas e maior o contato dos estudantes do ensino básico com práticas científicas, maior será o interesse deles pela área acadêmica, refletindo assim na ampliação das pesquisas e na inserção de jovens estudantes em pesquisas científicas futuras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID472_TB64_25062025170923.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE ALMEIDA RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "LUANA RANGEL"
    "autor_email" => "luarangel24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123257
    "edicao_id" => 432
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "GEOEDUCAÇÃO: INCENTIVO ÀS GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO (RIO DE JANEIRO)"
    "resumo" => "Apesar da sua importância, a temática de solos e da Geodiversidade ainda são pouco exploradas na educação básica. Diante disso, os estudantes possuem dificuldade em compreender a importância das rochas e dos solos como geossistemas responsáveis por fornecer alimentos, água e recursos essenciais para a manutenção da vida e como base física para o desenvolvimento socioeconômico. Em virtude da ausência de recursos didáticos-pedagógicos adequados para o ensino da temática – que necessita de atividades práticas como trabalhos de campo e análises laboratoriais - nas escolas, muitos estudantes não conseguem compreender a importância do conteúdo. É evidente que a ausência de estímulos às práticas científicas na escola vai refletir negativamente no interesse dos estudantes por temas relacionados às Geociências. Logo, estimular a participação dos estudantes em práticas científicas no ensino básico, como por exemplo análise de solos e rochas a partir de experimentos, é essencial. Esse trabalho tem como objetivo apresentar práticas Geoeducativas desenvolvidas com estudantes da educação básica do município de Cabo Frio a partir da realização do projeto “Educa Solos”. Para tal, foram realizadas atividades práticas e experimentos voltados para ensino de Geomorfologia, Pedologia e Geologia, durante o evento “I Integra UERJ Cabo Frio”, realizado no mês de novembro. O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Edital “Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, financiado pela FAPERJ, que visa aproximar estudantes do ensino básico, principalmente meninas, de práticas geocientíficas. Em relação aos conteúdos associados à geodiversidade, destaca-se a importância da realização de atividades práticas, para que haja ampla divulgação sobre o tema de forma menos abstrata. Portanto, é importante utilizar recursos didático-pedagógicos de apoio que favoreçam a aprendizagem significativa, como atividades práticas e experimentos, a partir da Geoeducação. A realização das atividades com os estudantes, criou um espaço de integração entre saberes, promovendo a difusão da Geomorfologia e das Geociências na educação básica. Conclui-se que quanto mais ampla a divulgação das pesquisas geocientíficas e maior o contato dos estudantes do ensino básico com práticas científicas, maior será o interesse deles pela área acadêmica, refletindo assim na ampliação das pesquisas e na inserção de jovens estudantes em pesquisas científicas futuras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID472_TB64_25062025170923.pdf"
    "created_at" => "2025-09-15 11:26:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE ALMEIDA RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "LUANA RANGEL"
    "autor_email" => "luarangel24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia"
    "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41"
    "publicacao_id" => 130
    "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Apesar da sua importância, a temática de solos e da Geodiversidade ainda são pouco exploradas na educação básica. Diante disso, os estudantes possuem dificuldade em compreender a importância das rochas e dos solos como geossistemas responsáveis por fornecer alimentos, água e recursos essenciais para a manutenção da vida e como base física para o desenvolvimento socioeconômico. Em virtude da ausência de recursos didáticos-pedagógicos adequados para o ensino da temática – que necessita de atividades práticas como trabalhos de campo e análises laboratoriais - nas escolas, muitos estudantes não conseguem compreender a importância do conteúdo. É evidente que a ausência de estímulos às práticas científicas na escola vai refletir negativamente no interesse dos estudantes por temas relacionados às Geociências. Logo, estimular a participação dos estudantes em práticas científicas no ensino básico, como por exemplo análise de solos e rochas a partir de experimentos, é essencial. Esse trabalho tem como objetivo apresentar práticas Geoeducativas desenvolvidas com estudantes da educação básica do município de Cabo Frio a partir da realização do projeto “Educa Solos”. Para tal, foram realizadas atividades práticas e experimentos voltados para ensino de Geomorfologia, Pedologia e Geologia, durante o evento “I Integra UERJ Cabo Frio”, realizado no mês de novembro. O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Edital “Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, financiado pela FAPERJ, que visa aproximar estudantes do ensino básico, principalmente meninas, de práticas geocientíficas. Em relação aos conteúdos associados à geodiversidade, destaca-se a importância da realização de atividades práticas, para que haja ampla divulgação sobre o tema de forma menos abstrata. Portanto, é importante utilizar recursos didático-pedagógicos de apoio que favoreçam a aprendizagem significativa, como atividades práticas e experimentos, a partir da Geoeducação. A realização das atividades com os estudantes, criou um espaço de integração entre saberes, promovendo a difusão da Geomorfologia e das Geociências na educação básica. Conclui-se que quanto mais ampla a divulgação das pesquisas geocientíficas e maior o contato dos estudantes do ensino básico com práticas científicas, maior será o interesse deles pela área acadêmica, refletindo assim na ampliação das pesquisas e na inserção de jovens estudantes em pesquisas científicas futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.