PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA.
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123121 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA." "resumo" => "Este trabalho discute o papel das práticas de letramento multimodal no ensino de línguas, com ênfase no uso de mapas conceituais como recurso didático e avaliativo. A proposta parte da necessidade de repensar os modos de ensinar e avaliar em contextos educativos mediados por múltiplas linguagens, considerando os desafios contemporâneos da educação linguística. O estudo está fundamentado na perspectiva dos Multiletramentos e do Letramento Multimodal, com base nos estudos de Duboc (2021). A autora defende práticas avaliativas que contemplem os diversos modos semióticos presentes na construção do conhecimento. Articula-se, ainda, com as contribuições de Correia (2013, 2019), que propõe o emprego de Mapas Conceituais como ferramentas pedagógicas capazes de promover a organização hierárquica das ideias, a leitura dinâmica, e a avaliação. O objetivo é analisar como o uso de Mapas Conceituais pode contribuir para práticas de avaliação formativa e para a construção de saberes em contextos de ensino de línguas. Foi empregada uma metodologia qualitativa e interpretativa com foco em práticas didático-pedagógicas desenvolvidas entre professores e estudantes. A coleta de dados ocorreu por meio da análise de produções textuais e mapas conceituais construídos a partir de atividades orientadas, com apoio de registros reflexivos. A pesquisa está em andamento, no mais, espera-se que os mapas elaborados pelos alunos retratem a forma como a leitura é compreendida. Com isso, pensamos que o emprego de Mapas Conceituais possa auxiliar os professores a entender o processo de leitura dos alunos bem como a avaliação contínua e o desenvolvimento de um letramento sensível às múltiplas formas de linguagem no ensino de línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID177_TB34_18062025144017.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANI EMILIO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GEOVANI" "autor_email" => "geovaniemilio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123121 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUAS: O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA." "resumo" => "Este trabalho discute o papel das práticas de letramento multimodal no ensino de línguas, com ênfase no uso de mapas conceituais como recurso didático e avaliativo. A proposta parte da necessidade de repensar os modos de ensinar e avaliar em contextos educativos mediados por múltiplas linguagens, considerando os desafios contemporâneos da educação linguística. O estudo está fundamentado na perspectiva dos Multiletramentos e do Letramento Multimodal, com base nos estudos de Duboc (2021). A autora defende práticas avaliativas que contemplem os diversos modos semióticos presentes na construção do conhecimento. Articula-se, ainda, com as contribuições de Correia (2013, 2019), que propõe o emprego de Mapas Conceituais como ferramentas pedagógicas capazes de promover a organização hierárquica das ideias, a leitura dinâmica, e a avaliação. O objetivo é analisar como o uso de Mapas Conceituais pode contribuir para práticas de avaliação formativa e para a construção de saberes em contextos de ensino de línguas. Foi empregada uma metodologia qualitativa e interpretativa com foco em práticas didático-pedagógicas desenvolvidas entre professores e estudantes. A coleta de dados ocorreu por meio da análise de produções textuais e mapas conceituais construídos a partir de atividades orientadas, com apoio de registros reflexivos. A pesquisa está em andamento, no mais, espera-se que os mapas elaborados pelos alunos retratem a forma como a leitura é compreendida. Com isso, pensamos que o emprego de Mapas Conceituais possa auxiliar os professores a entender o processo de leitura dos alunos bem como a avaliação contínua e o desenvolvimento de um letramento sensível às múltiplas formas de linguagem no ensino de línguas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID177_TB34_18062025144017.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANI EMILIO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GEOVANI" "autor_email" => "geovaniemilio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }