ESCRITA DE SI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA PÚBLICA
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123129 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "ESCRITA DE SI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Resumo A formação de professores é um processo essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento da educação no país. No ensino de línguas estrangeiras, como o Espanhol, essa preparação torna-se ainda mais relevante, pois envolve não apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, mas também o desenvolvimento de metodologias eficazes para a prática pedagógica. Inserido nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto “Escrita de Si”, do curso de Letras – Espanhol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sob a coordenação das professoras Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres de Alencar, e supervisão da professora Raimunda Maria de Jesus Oliveira – surge como uma iniciativa que aproxima os licenciandos da realidade do ensino nas escolas públicas, permitindo uma imersão no ambiente escolar desde os primeiros períodos da graduação. As atividades são realizadas na Escola CEEP José Pacífico de Moura Neto, instituição que oferta o ensino médio integrado a cursos técnicos. O projeto tem como objetivo proporcionar ao licenciando uma formação prática e crítica, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias didáticas voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola e fortalecendo a relação entre universidade e escola. Os bolsistas participam ativamente do processo educativo, elaborando materiais didáticos, planejando aulas e experimentando diferentes abordagens pedagógicas. O subprojeto também promove o desenvolvimento da leitura e da escrita em língua espanhola por meio de atividades que estimulam a compreensão textual e a produção escrita dos alunos. Além disso, favorece a participação em eventos acadêmicos, simpósios e cursos de formação continuada, fortalecendo o aprendizado colaborativo entre futuros professores, supervisores e coordenadores. As atividades do PIBID combinam estudos teóricos e práticas pedagógicas, desenvolvidas tanto presencialmente quanto por meio de plataformas digitais, como o Google Meet. Essa experiência proporciona ao licenciando uma formação mais completa e reflexiva, agregando valor ao seu percurso acadêmico e contribuindo para sua inserção profissional e consolidação como educador." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID182_TB47_18072025135602.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA MARYA SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "annasilva2000@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123129 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 182 "titulo" => "ESCRITA DE SI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ENSINO DE ESPANHOL NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "Resumo A formação de professores é um processo essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento da educação no país. No ensino de línguas estrangeiras, como o Espanhol, essa preparação torna-se ainda mais relevante, pois envolve não apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, mas também o desenvolvimento de metodologias eficazes para a prática pedagógica. Inserido nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto “Escrita de Si”, do curso de Letras – Espanhol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sob a coordenação das professoras Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres de Alencar, e supervisão da professora Raimunda Maria de Jesus Oliveira – surge como uma iniciativa que aproxima os licenciandos da realidade do ensino nas escolas públicas, permitindo uma imersão no ambiente escolar desde os primeiros períodos da graduação. As atividades são realizadas na Escola CEEP José Pacífico de Moura Neto, instituição que oferta o ensino médio integrado a cursos técnicos. O projeto tem como objetivo proporcionar ao licenciando uma formação prática e crítica, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias didáticas voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua espanhola e fortalecendo a relação entre universidade e escola. Os bolsistas participam ativamente do processo educativo, elaborando materiais didáticos, planejando aulas e experimentando diferentes abordagens pedagógicas. O subprojeto também promove o desenvolvimento da leitura e da escrita em língua espanhola por meio de atividades que estimulam a compreensão textual e a produção escrita dos alunos. Além disso, favorece a participação em eventos acadêmicos, simpósios e cursos de formação continuada, fortalecendo o aprendizado colaborativo entre futuros professores, supervisores e coordenadores. As atividades do PIBID combinam estudos teóricos e práticas pedagógicas, desenvolvidas tanto presencialmente quanto por meio de plataformas digitais, como o Google Meet. Essa experiência proporciona ao licenciando uma formação mais completa e reflexiva, agregando valor ao seu percurso acadêmico e contribuindo para sua inserção profissional e consolidação como educador." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID182_TB47_18072025135602.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA MARYA SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "annasilva2000@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }