A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA LEITURA NO DESEMPENHO COGNITIVO NO SÉCULO XXI
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123168 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA LEITURA NO DESEMPENHO COGNITIVO NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Áudios acelerados em velocidade 2.0 e vídeos em formatos cada vez mais curtos compõem um cenário social marcado por um estilo de vida acelerado, influenciado, em grande parte, por fatores econômicos e socioculturais, atrelados ao uso intensivo das novas tecnologias. Estas, por sua vez, demandam novas habilidades e uma nova mentalidade (ALVES; CRUZ, 2021; LANKSHEAR; NOBEL, 2011). Nesse contexto, o ato de ler, bem como os suportes utilizados para a leitura, passaram por transformações significativas ao longo do tempo, como a leitura em tela, que modifica a forma como o leitor interage com o texto. No século XXI, destacam-se os leitores digitais — aqueles que preferem utilizar dispositivos como tablets, smartphones e notebooks. No entanto, essa prática demanda uma reflexão crítica sobre os impactos da leitura em telas e o uso desses dispositivos no desempenho cognitivo do leitor, especialmente no que se refere à realização de tarefas cognitivas que exigem atenção, comprometendo, assim, a chamada leitura profunda (WOLF, 2019; DEHAENE, 2022). Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em revisão de literatura, fundamenta-se em estudos desenvolvidos nos campos da neurociência e da linguística (Dehaene, 2022; Desmurget, 2024; Kang, 2021; Liebermag; Long, 2023; Lankshear; Nobel, 2011; Wolf, 2019). Entre outras evidências, o estudo, conduzido sob uma abordagem interpretativa, identificou que, embora haja aspectos positivos no uso das novas tecnologias, pesquisas comprovam que o leitor tende a se distrair durante a leitura, sem a atenção necessária à aprendizagem que requer um leitor atento, focado e ativo para a construção do conhecimento. Desse modo, observou-se a redução da capacidade de leitura profunda, entre outros prejuízos cognitivos associados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID80_TB101_08072025102418.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERNANDES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE" "autor_email" => "francineidesjs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123168 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA LEITURA NO DESEMPENHO COGNITIVO NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Áudios acelerados em velocidade 2.0 e vídeos em formatos cada vez mais curtos compõem um cenário social marcado por um estilo de vida acelerado, influenciado, em grande parte, por fatores econômicos e socioculturais, atrelados ao uso intensivo das novas tecnologias. Estas, por sua vez, demandam novas habilidades e uma nova mentalidade (ALVES; CRUZ, 2021; LANKSHEAR; NOBEL, 2011). Nesse contexto, o ato de ler, bem como os suportes utilizados para a leitura, passaram por transformações significativas ao longo do tempo, como a leitura em tela, que modifica a forma como o leitor interage com o texto. No século XXI, destacam-se os leitores digitais — aqueles que preferem utilizar dispositivos como tablets, smartphones e notebooks. No entanto, essa prática demanda uma reflexão crítica sobre os impactos da leitura em telas e o uso desses dispositivos no desempenho cognitivo do leitor, especialmente no que se refere à realização de tarefas cognitivas que exigem atenção, comprometendo, assim, a chamada leitura profunda (WOLF, 2019; DEHAENE, 2022). Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em revisão de literatura, fundamenta-se em estudos desenvolvidos nos campos da neurociência e da linguística (Dehaene, 2022; Desmurget, 2024; Kang, 2021; Liebermag; Long, 2023; Lankshear; Nobel, 2011; Wolf, 2019). Entre outras evidências, o estudo, conduzido sob uma abordagem interpretativa, identificou que, embora haja aspectos positivos no uso das novas tecnologias, pesquisas comprovam que o leitor tende a se distrair durante a leitura, sem a atenção necessária à aprendizagem que requer um leitor atento, focado e ativo para a construção do conhecimento. Desse modo, observou-se a redução da capacidade de leitura profunda, entre outros prejuízos cognitivos associados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID80_TB101_08072025102418.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERNANDES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE" "autor_email" => "francineidesjs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }