Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA LEITURA NO DESEMPENHO COGNITIVO NO SÉCULO XXI

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Áudios acelerados em velocidade 2.0 e vídeos em formatos cada vez mais curtos compõem um cenário social marcado por um estilo de vida acelerado, influenciado, em grande parte, por fatores econômicos e socioculturais, atrelados ao uso intensivo das novas tecnologias. Estas, por sua vez, demandam novas habilidades e uma nova mentalidade (ALVES; CRUZ, 2021; LANKSHEAR; NOBEL, 2011). Nesse contexto, o ato de ler, bem como os suportes utilizados para a leitura, passaram por transformações significativas ao longo do tempo, como a leitura em tela, que modifica a forma como o leitor interage com o texto. No século XXI, destacam-se os leitores digitais — aqueles que preferem utilizar dispositivos como tablets, smartphones e notebooks. No entanto, essa prática demanda uma reflexão crítica sobre os impactos da leitura em telas e o uso desses dispositivos no desempenho cognitivo do leitor, especialmente no que se refere à realização de tarefas cognitivas que exigem atenção, comprometendo, assim, a chamada leitura profunda (WOLF, 2019; DEHAENE, 2022). Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em revisão de literatura, fundamenta-se em estudos desenvolvidos nos campos da neurociência e da linguística (Dehaene, 2022; Desmurget, 2024; Kang, 2021; Liebermag; Long, 2023; Lankshear; Nobel, 2011; Wolf, 2019). Entre outras evidências, o estudo, conduzido sob uma abordagem interpretativa, identificou que, embora haja aspectos positivos no uso das novas tecnologias, pesquisas comprovam que o leitor tende a se distrair durante a leitura, sem a atenção necessária à aprendizagem que requer um leitor atento, focado e ativo para a construção do conhecimento. Desse modo, observou-se a redução da capacidade de leitura profunda, entre outros prejuízos cognitivos associados.

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