Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

UNO GEOMORFOLÓGICO: JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS DE GEOMORFOLOGIA

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Garcia, et al (2022) ao realizarem estudos sobre materiais didáticos no ensino de geografia no país, apontam que outros materiais ou recursos didáticos surgem, principalmente, na última década, como uso de jogos no ensino. Desta forma, os jogos no ensino de geografia surgem com uso concomitante ao livro didático, como um complemento. Garcia, et. al. (2022) ainda afirmam que outros recursos existem como o rádio, internet, jornais, ou mesmo outros existem e têm grandes potenciais, entretanto, os docentes acabam por utilizar pouco, seja por falta de acesso aos materiais ou até “pela ausência de formação continuada sobre o modo de utilizá-los em sala de aula” (Garcia et. al., 2022, p.251). O jogo didático proposto neste trabalho consiste na adaptação e utilização as regras básicas do jogo do uno, mas com conceitos da geomorfologia como, por exemplo, erosão, escorregamento, movimentos de massa, bacias hidrográficas, hierarquização dos canais, para que consequentemente os alunos e professores se familiarizassem melhor com os conceitos. É importante salientar que o desenvolvimento do jogo passa por etapas de testes, para que haja uma adaptação às regras ao jogo da versão original do Uno e avaliar a proposta. Durante essas etapas de testes são desenvolvidos em concomitância ilustrações presentes no verso da carta, que representam um fenômeno específico da geomorfologia. Outro ponto importante é que as ilustrações são pensadas para representarem as regras básicas do jogo, como por exemplo a carta de “pula” a vez ou de “retorna” ao jogador e ainda se tem a cautela de alusão aos números, como compra de cartas e também das suas cores. Essa metodologia foi pensada de maneira que pudesse integrar tantos discentes de várias faixas etárias. De forma geral, os usuários gostam da proposta do jogo, o que vai de encontro com alguns trabalhos desenvolvidos em outras áreas como de Faria e Testa (2020), Santos, et. al. (2020); Campos (2025), que usam o Uno no ensino das ciências sociais, de matemática, química, entre outros, e que convergem com os resultados do trabalho em questão. Os discentes consideram que um jogo ao ser utilizado de forma didática tem grande potencial como método de ensino e facilitador na aprendizagem do conteúdo.É notória a relevância da geografia no ensino e na formação, pois esta é a ciência que trata dos os processos físicos e humanos, fundamentais nas transformações espaciais. 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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

É notória a relevância da geografia no ensino e na formação, pois esta é a ciência que trata dos os processos físicos e humanos, fundamentais nas transformações espaciais. Nesse cerne a geomorfologia é a base para compreensão dos estudos da paisagem no ensino, uma vez que analisa o modelado da superfície terrestre a partir de sua gênese e dinâmica, assim como alterações na paisagem são deflagradas pela ocupação humana (Maticolli e Brustolon, 2023). Entretanto, no ensino, encontrar métodos e técnicas de forma lúdica ou mesmo eficientes, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem para o ensino básico ainda é tarefa difícil aos docentes. Rodrigues e Cunha (2020) afirmam que o livro didático permanece como o material didático mais utilizado no país e recorrentemente como única fonte de pesquisa e estudo. Garcia, et al (2022) ao realizarem estudos sobre materiais didáticos no ensino de geografia no país, apontam que outros materiais ou recursos didáticos surgem, principalmente, na última década, como uso de jogos no ensino. Desta forma, os jogos no ensino de geografia surgem com uso concomitante ao livro didático, como um complemento. Garcia, et. al. (2022) ainda afirmam que outros recursos existem como o rádio, internet, jornais, ou mesmo outros existem e têm grandes potenciais, entretanto, os docentes acabam por utilizar pouco, seja por falta de acesso aos materiais ou até “pela ausência de formação continuada sobre o modo de utilizá-los em sala de aula” (Garcia et. al., 2022, p.251). O jogo didático proposto neste trabalho consiste na adaptação e utilização as regras básicas do jogo do uno, mas com conceitos da geomorfologia como, por exemplo, erosão, escorregamento, movimentos de massa, bacias hidrográficas, hierarquização dos canais, para que consequentemente os alunos e professores se familiarizassem melhor com os conceitos. É importante salientar que o desenvolvimento do jogo passa por etapas de testes, para que haja uma adaptação às regras ao jogo da versão original do Uno e avaliar a proposta. Durante essas etapas de testes são desenvolvidos em concomitância ilustrações presentes no verso da carta, que representam um fenômeno específico da geomorfologia. Outro ponto importante é que as ilustrações são pensadas para representarem as regras básicas do jogo, como por exemplo a carta de “pula” a vez ou de “retorna” ao jogador e ainda se tem a cautela de alusão aos números, como compra de cartas e também das suas cores. Essa metodologia foi pensada de maneira que pudesse integrar tantos discentes de várias faixas etárias. De forma geral, os usuários gostam da proposta do jogo, o que vai de encontro com alguns trabalhos desenvolvidos em outras áreas como de Faria e Testa (2020), Santos, et. al. (2020); Campos (2025), que usam o Uno no ensino das ciências sociais, de matemática, química, entre outros, e que convergem com os resultados do trabalho em questão. Os discentes consideram que um jogo ao ser utilizado de forma didática tem grande potencial como método de ensino e facilitador na aprendizagem do conteúdo.É notória a relevância da geografia no ensino e na formação, pois esta é a ciência que trata dos os processos físicos e humanos, fundamentais nas transformações espaciais. Nesse cerne a geomorfologia é a base para compreensão dos estudos da paisagem no ensino, uma vez que analisa o modelado da superfície terrestre a partir de sua gênese e dinâmica, assim como alterações na paisagem são deflagradas pela ocupação humana (Maticolli e Brustolon, 2023). Entretanto, no ensino, encontrar métodos e técnicas de forma lúdica ou mesmo eficientes, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem para o ensino básico ainda é tarefa difícil aos docentes. Rodrigues e Cunha (2020) afirmam que o livro didático permanece como o material didático mais utilizado no país e recorrentemente como única fonte de pesquisa e estudo. Garcia, et al (2022) ao realizarem estudos sobre materiais didáticos no ensino de geografia no país, apontam que outros materiais ou recursos didáticos surgem, principalmente, na última década, como uso de jogos no ensino. Desta forma, os jogos no ensino de geografia surgem com uso concomitante ao livro didático, como um complemento. 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Os discentes consideram que um jogo ao ser utilizado de forma didática tem grande potencial como método de ensino e facilitador na aprendizagem do conteúdo.

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