Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DE BELÉM (PA) - NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DR. CELSO MALCHER.

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O ensino do relevo é fundamental para a compreensão dos problemas ambientais urbanos, onde as características geomorfológicas influenciam diretamente a dinâmica socioambiental. Este artigo tem como objetivo discutir a relevância da geomorfologia no entendimento dos desafios ambientais da capital paraense, destacando a necessidade de integrar esse conhecimento no ensino básico para promover uma gestão territorial mais sustentável. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários, palestras e visitas de campo para melhor compreensão dos alunos acerca da temática. Belém está situada em uma região de planícies fluviais e áreas de várzea, sujeitas a inundações periódicas devido à alta pluviosidade e à influência das marés. O relevo plano e a presença de igarapés, muitos já degradados pelo processo de urbanização desordenada, agravam problemas como alagamentos, erosões e deslizamentos em áreas ocupadas irregularmente. A falta de compreensão da dinâmica do relevo pela população contribui para a persistência desses problemas, evidenciando a necessidade de uma abordagem educativa que relacione geomorfologia e questões ambientais. O ensino do relevo permite que estudantes do primeiro ano em meio ambiente da escola técnica Dr. Celso Malcher compreendam a origem desses desafios, a escola fica localizada dentro da Universidade Federal do Pará, próxima ao igarapé Sapucajuba. A inclusão desse tema no currículo escolar, de forma interdisciplinar, possibilita o estímulo para uma consciência crítica sobre a relação entre sociedade e natureza, incentivando práticas sustentáveis e conhecimento geográfico da sua localidade de origem. Conclui-se que o ensino do relevo não apenas enriquece a formação geográfica, mas também é uma ferramenta vital para a mitigação dos problemas ambientais em Belém, e a promoção de projetos pedagógicos que associem teoria e prática, são capazes de ampliar a percepção dos estudantes sobre os impactos da urbanização no relevo e nos ecossistemas.

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