Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123198
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O processo de ensino de línguas apresenta-se como um caminho que abre as portas para o uso de ferramentas digitais, promovendo práticas pedagógicas mais interativas e colaborativas. Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta digital Genially como recurso inovador para o ensino de língua espanhola, tendo como eixo temático a obra clássica Dom Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A escolha de Dom Quixote como eixo condutor permite discutir temas como identidade, imaginação, crítica social e valores humanos, ao mesmo tempo em que se praticam estruturas gramaticais, vocabulário e estratégias de compreensão leitora. A proposta também demonstra como ferramentas digitais podem ressignificar o ensino de literatura, conectando o clássico ao contemporâneo e tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora. A metodologia abordada na produção deste trabalho segue a natureza da pesquisa qualitativa de origem bibliográfica. Por meio do método baseado em de Triviños (2010) e Gil (2010). O trabalho se fundamenta nas concepções dos teóricos como Faustino et. al., (2019), Moran (2000), Tolomei (2017) dentre outros. O uso da ferramenta Genially faz com que a abordagem do letramento literário e digital, promova o engajamento ativo dos alunos por meio de dinâmicas que aproximam o ensino da literatura da realidade dos alunos, integrando leitura crítica, produção textual e interpretação em língua estrangeira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID109_TB146_15072025214340.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MORAIS"
    "autor_email" => "aline.morais@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123198
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O processo de ensino de línguas apresenta-se como um caminho que abre as portas para o uso de ferramentas digitais, promovendo práticas pedagógicas mais interativas e colaborativas. Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta digital Genially como recurso inovador para o ensino de língua espanhola, tendo como eixo temático a obra clássica Dom Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A escolha de Dom Quixote como eixo condutor permite discutir temas como identidade, imaginação, crítica social e valores humanos, ao mesmo tempo em que se praticam estruturas gramaticais, vocabulário e estratégias de compreensão leitora. A proposta também demonstra como ferramentas digitais podem ressignificar o ensino de literatura, conectando o clássico ao contemporâneo e tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora. A metodologia abordada na produção deste trabalho segue a natureza da pesquisa qualitativa de origem bibliográfica. Por meio do método baseado em de Triviños (2010) e Gil (2010). O trabalho se fundamenta nas concepções dos teóricos como Faustino et. al., (2019), Moran (2000), Tolomei (2017) dentre outros. O uso da ferramenta Genially faz com que a abordagem do letramento literário e digital, promova o engajamento ativo dos alunos por meio de dinâmicas que aproximam o ensino da literatura da realidade dos alunos, integrando leitura crítica, produção textual e interpretação em língua estrangeira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID109_TB146_15072025214340.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MORAIS"
    "autor_email" => "aline.morais@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

O processo de ensino de línguas apresenta-se como um caminho que abre as portas para o uso de ferramentas digitais, promovendo práticas pedagógicas mais interativas e colaborativas. Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta digital Genially como recurso inovador para o ensino de língua espanhola, tendo como eixo temático a obra clássica Dom Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A escolha de Dom Quixote como eixo condutor permite discutir temas como identidade, imaginação, crítica social e valores humanos, ao mesmo tempo em que se praticam estruturas gramaticais, vocabulário e estratégias de compreensão leitora. A proposta também demonstra como ferramentas digitais podem ressignificar o ensino de literatura, conectando o clássico ao contemporâneo e tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora. A metodologia abordada na produção deste trabalho segue a natureza da pesquisa qualitativa de origem bibliográfica. Por meio do método baseado em de Triviños (2010) e Gil (2010). O trabalho se fundamenta nas concepções dos teóricos como Faustino et. al., (2019), Moran (2000), Tolomei (2017) dentre outros. O uso da ferramenta Genially faz com que a abordagem do letramento literário e digital, promova o engajamento ativo dos alunos por meio de dinâmicas que aproximam o ensino da literatura da realidade dos alunos, integrando leitura crítica, produção textual e interpretação em língua estrangeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.