FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123198 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "O processo de ensino de línguas apresenta-se como um caminho que abre as portas para o uso de ferramentas digitais, promovendo práticas pedagógicas mais interativas e colaborativas. Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta digital Genially como recurso inovador para o ensino de língua espanhola, tendo como eixo temático a obra clássica Dom Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A escolha de Dom Quixote como eixo condutor permite discutir temas como identidade, imaginação, crítica social e valores humanos, ao mesmo tempo em que se praticam estruturas gramaticais, vocabulário e estratégias de compreensão leitora. A proposta também demonstra como ferramentas digitais podem ressignificar o ensino de literatura, conectando o clássico ao contemporâneo e tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora. A metodologia abordada na produção deste trabalho segue a natureza da pesquisa qualitativa de origem bibliográfica. Por meio do método baseado em de Triviños (2010) e Gil (2010). O trabalho se fundamenta nas concepções dos teóricos como Faustino et. al., (2019), Moran (2000), Tolomei (2017) dentre outros. O uso da ferramenta Genially faz com que a abordagem do letramento literário e digital, promova o engajamento ativo dos alunos por meio de dinâmicas que aproximam o ensino da literatura da realidade dos alunos, integrando leitura crítica, produção textual e interpretação em língua estrangeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID109_TB146_15072025214340.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE MORAIS" "autor_email" => "aline.morais@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123198 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "FERRAMENTA DIGITAL GENIALLY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA" "resumo" => "O processo de ensino de línguas apresenta-se como um caminho que abre as portas para o uso de ferramentas digitais, promovendo práticas pedagógicas mais interativas e colaborativas. Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta didática baseada na utilização da ferramenta digital Genially como recurso inovador para o ensino de língua espanhola, tendo como eixo temático a obra clássica Dom Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. A escolha de Dom Quixote como eixo condutor permite discutir temas como identidade, imaginação, crítica social e valores humanos, ao mesmo tempo em que se praticam estruturas gramaticais, vocabulário e estratégias de compreensão leitora. A proposta também demonstra como ferramentas digitais podem ressignificar o ensino de literatura, conectando o clássico ao contemporâneo e tornando a aprendizagem mais significativa e motivadora. A metodologia abordada na produção deste trabalho segue a natureza da pesquisa qualitativa de origem bibliográfica. Por meio do método baseado em de Triviños (2010) e Gil (2010). O trabalho se fundamenta nas concepções dos teóricos como Faustino et. al., (2019), Moran (2000), Tolomei (2017) dentre outros. O uso da ferramenta Genially faz com que a abordagem do letramento literário e digital, promova o engajamento ativo dos alunos por meio de dinâmicas que aproximam o ensino da literatura da realidade dos alunos, integrando leitura crítica, produção textual e interpretação em língua estrangeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID109_TB146_15072025214340.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTIANE MORAIS DE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "ALINE MORAIS" "autor_email" => "aline.morais@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }