ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO: O PAPEL DA ESCRITA NO SUBPROJETO DE ESPANHOL DO PIBID
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123143 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO: O PAPEL DA ESCRITA NO SUBPROJETO DE ESPANHOL DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma síntese das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto teve início dezembro 2024 vinculado ao Subprojeto de Língua Espanhola – Escrita de Si, onde está sendo realizado no CETI José Pacífico de Moura Neto. A proposta tem como objetivo principal proporcionar aos licenciandos em Letras/Espanhol uma vivência concreta da prática pedagógica, aliando teoria e prática no contexto escolar. Com base em uma abordagem teórico-metodológica que valoriza a escrita como prática de si e instrumento de reflexão crítica, o subprojeto busca desenvolver nos alunos do ensino médio competências de leitura, produção textual e expressão em língua espanhola, de forma significativa e contextualizada. Através de atividades diversificadas, como produção de frases, leitura e interpretação de textos, análise gramatical, uso de músicas, dinâmicas em grupo e recursos digitais, foram explorados conteúdos como verbos no infinitivo, perífrases verbais, pronomes, numerais, acentuação gráfica, marcadores temporais, entre outros. A escrita foi tratada como uma ferramenta de autoconhecimento, estimulando os alunos a produzirem textos que expressassem suas vivências, opiniões e perspectivas. Ao longo do período de atuação, os pibidianos também participaram de encontros formativos e reuniões com a coordenação e supervisão, que orientaram as práticas pedagógicas adotadas. As aulas, ministradas em parceria com a professora supervisora, permitiram o desenvolvimento de metodologias ativas, incentivando a participação dos alunos e a construção de uma aprendizagem significativa. Como resultado, observou-se o engajamento crescente dos estudantes nas aulas de espanhol, a ampliação do repertório linguístico e o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita. Para os licenciandos, o projeto estar sendo fundamental para a formação docente, contribuindo para o amadurecimento profissional e para a compreensão da realidade escolar. A proposta demonstrou, assim, a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores, e o valor do PIBID como política pública de incentivo à docência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID172_TB66_15072025212431.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA MACHADO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.machado.m@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123143 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO: O PAPEL DA ESCRITA NO SUBPROJETO DE ESPANHOL DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma síntese das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto teve início dezembro 2024 vinculado ao Subprojeto de Língua Espanhola – Escrita de Si, onde está sendo realizado no CETI José Pacífico de Moura Neto. A proposta tem como objetivo principal proporcionar aos licenciandos em Letras/Espanhol uma vivência concreta da prática pedagógica, aliando teoria e prática no contexto escolar. Com base em uma abordagem teórico-metodológica que valoriza a escrita como prática de si e instrumento de reflexão crítica, o subprojeto busca desenvolver nos alunos do ensino médio competências de leitura, produção textual e expressão em língua espanhola, de forma significativa e contextualizada. Através de atividades diversificadas, como produção de frases, leitura e interpretação de textos, análise gramatical, uso de músicas, dinâmicas em grupo e recursos digitais, foram explorados conteúdos como verbos no infinitivo, perífrases verbais, pronomes, numerais, acentuação gráfica, marcadores temporais, entre outros. A escrita foi tratada como uma ferramenta de autoconhecimento, estimulando os alunos a produzirem textos que expressassem suas vivências, opiniões e perspectivas. Ao longo do período de atuação, os pibidianos também participaram de encontros formativos e reuniões com a coordenação e supervisão, que orientaram as práticas pedagógicas adotadas. As aulas, ministradas em parceria com a professora supervisora, permitiram o desenvolvimento de metodologias ativas, incentivando a participação dos alunos e a construção de uma aprendizagem significativa. Como resultado, observou-se o engajamento crescente dos estudantes nas aulas de espanhol, a ampliação do repertório linguístico e o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita. Para os licenciandos, o projeto estar sendo fundamental para a formação docente, contribuindo para o amadurecimento profissional e para a compreensão da realidade escolar. A proposta demonstrou, assim, a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores, e o valor do PIBID como política pública de incentivo à docência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID172_TB66_15072025212431.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA MACHADO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.machado.m@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }