Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA RECEPCIONAL.

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

A literatura é uma forma de arte que utiliza a palavra como meio de expressão, manifestando-se em diferentes gêneros. No contexto educacional, a literatura desempenha um papel fundamental, pois contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. A leitura do texto literário permite que o aluno amplie sua visão de mundo, ao se deparar com múltiplos conhecimentos e perspectivas. A forma como esses textos são trabalhados na escola pode ser o ponto de partida para a construção do hábito de leitura e para o desenvolvimento da competência leitora e linguística do idioma. No ensino de língua espanhola, a literatura possibilita ao aluno um maior envolvimento ao desenvolver outras habilidades e competências. O objetivo do trabalho foi apresentar uma proposta metodológica a partir do método recepcional e suas implicações no ensino do espanhol por meio da literatura em práticas de leitura e interpretação de sentido. Metodologicamente o trabalho se ampara numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo -interpretativo. Fundamenta-se o trabalho nas concepções dos teóricos como Aragão (2006), Bakhtin (2011), contribuições de Bordini e Aguiar (1993), Candido (2011), Cosson (2014), García (2007); Giacon (2016), Jauss (1994) dentre outros. Percebeu-se que o método recepcional desempenha papel fundamental ao promover uma reflexão sobre o caráter estético da literatura, pois a leitura desempenha uma função crítica, sobretudo quando inserida numa prática recepcional, envolvendo alunos e professores, a partir de um olhar crítico acerca do mundo real e ficcional.

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