Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

HISTÓRIAS DE VIDAS FEMININAS: A VIVÊNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática do estágio supervisionado de língua espanhola no ensino médio. O tema do projeto didático desenvolvido na turma do segundo ano do Colégio Juiz Jorge foi Histórias de vidas femininas: conhecendo e construindo narrativas, através do qual objetivamos proporcionar aos alunos/as o desenvolvimento de habilidades de oralidade, leitura e escrita em língua espanhola, além de estimular a reflexão e pensamento crítico sobre o tema feminismo, possibilitando também o autoconhecimento e construção de narrativas próprias do alunado, através das mais diversas manifestações artísticas e culturais, como música, artes plásticas e literatura de autoras da américa latina, promovendo, destarte, integração entre língua, cultura e o social, explorando suas relações com a linguagem, bem como demonstrando sua pertinência com o ensino-aprendizagem do espanhol. O referencial teórico fundamenta-se nos ensinamentos de Mussi (2021), Moita Lopes (1994), Geraldi (2003), Sousa (2013), entre outros. A metodologia é de abordagem qualitativa, com análise da dinâmica da oficina do estágio, desde a etapa da observação, seguindo-se à elaboração do planejamento até a regência prática em sala de aula. O estudo culminou em alguns resultados como: 1. Indicativo de pontos positivos; 2. Identificação de motivação dos alunos na aula alcançada pelo processo de ensino de língua estrangeira através de atividades com ênfase na ludicidade e afetividade; 3. Reflexão sobre o trabalho efetivo da gramática e léxico de forma significativa para os estudantes, produzindo efeitos e experiências importantes no processo de formação e desenvolvimento de habilidades da licencianda.

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