Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121673
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE"
    "resumo" => "Unindo o projeto de pesquisa “Ficções do Eu”, que consiste em aliar a movimentação estético-artística à construção de pensamento dos estudantes através da escrita, às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero de Diversidade (NUGEDIS) do IFB Campus Samambaia, o presente relato de experiência narra as intervenções realizadas ao longo de um semestre em duas turmas iniciais do curso Técnico em Edificações, uma do Proeja e outra da Modalidade Subsequente. Na aula de Língua Portuguesa, foi proposto o desenvolvimento de escrita autoficcional com discussões temáticas sobre gênero e diversidade prévias através de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, como encenação de talk shows e de apresentação de telejornais em que os estudantes performavam todos os personagens. Entre as principais referências do gênero autoficcional, tem-se Conceição Evaristo, que o denomina “escrevivência”, acrescentando o elemento da coletividade à prática. A autora Fernanda Ribeiro Queiroz, professora do IFB, fornece um guia de escrita que auxilia a elaboração textual dos estudantes. Para a construção do relato de experiência, utiliza-se como referencial teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas enquanto eixo de formação, entre outros autores, Maria da Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Os principais resultados são, até o momento, visto que o projeto continua em andamento, de mitigação parcial dos preconceitos identificados inicialmente e de integração entre diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1111_TB427_24042025183158.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GANDHIA VARGAS BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "GANDHIA"
    "autor_email" => "gandhia.vargas@ifb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121673
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE"
    "resumo" => "Unindo o projeto de pesquisa “Ficções do Eu”, que consiste em aliar a movimentação estético-artística à construção de pensamento dos estudantes através da escrita, às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero de Diversidade (NUGEDIS) do IFB Campus Samambaia, o presente relato de experiência narra as intervenções realizadas ao longo de um semestre em duas turmas iniciais do curso Técnico em Edificações, uma do Proeja e outra da Modalidade Subsequente. Na aula de Língua Portuguesa, foi proposto o desenvolvimento de escrita autoficcional com discussões temáticas sobre gênero e diversidade prévias através de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, como encenação de talk shows e de apresentação de telejornais em que os estudantes performavam todos os personagens. Entre as principais referências do gênero autoficcional, tem-se Conceição Evaristo, que o denomina “escrevivência”, acrescentando o elemento da coletividade à prática. A autora Fernanda Ribeiro Queiroz, professora do IFB, fornece um guia de escrita que auxilia a elaboração textual dos estudantes. Para a construção do relato de experiência, utiliza-se como referencial teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas enquanto eixo de formação, entre outros autores, Maria da Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Os principais resultados são, até o momento, visto que o projeto continua em andamento, de mitigação parcial dos preconceitos identificados inicialmente e de integração entre diferenças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1111_TB427_24042025183158.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GANDHIA VARGAS BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "GANDHIA"
    "autor_email" => "gandhia.vargas@ifb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Unindo o projeto de pesquisa “Ficções do Eu”, que consiste em aliar a movimentação estético-artística à construção de pensamento dos estudantes através da escrita, às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero de Diversidade (NUGEDIS) do IFB Campus Samambaia, o presente relato de experiência narra as intervenções realizadas ao longo de um semestre em duas turmas iniciais do curso Técnico em Edificações, uma do Proeja e outra da Modalidade Subsequente. Na aula de Língua Portuguesa, foi proposto o desenvolvimento de escrita autoficcional com discussões temáticas sobre gênero e diversidade prévias através de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, como encenação de talk shows e de apresentação de telejornais em que os estudantes performavam todos os personagens. Entre as principais referências do gênero autoficcional, tem-se Conceição Evaristo, que o denomina “escrevivência”, acrescentando o elemento da coletividade à prática. A autora Fernanda Ribeiro Queiroz, professora do IFB, fornece um guia de escrita que auxilia a elaboração textual dos estudantes. Para a construção do relato de experiência, utiliza-se como referencial teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas enquanto eixo de formação, entre outros autores, Maria da Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Os principais resultados são, até o momento, visto que o projeto continua em andamento, de mitigação parcial dos preconceitos identificados inicialmente e de integração entre diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.