AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121673 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE" "resumo" => "Unindo o projeto de pesquisa “Ficções do Eu”, que consiste em aliar a movimentação estético-artística à construção de pensamento dos estudantes através da escrita, às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero de Diversidade (NUGEDIS) do IFB Campus Samambaia, o presente relato de experiência narra as intervenções realizadas ao longo de um semestre em duas turmas iniciais do curso Técnico em Edificações, uma do Proeja e outra da Modalidade Subsequente. Na aula de Língua Portuguesa, foi proposto o desenvolvimento de escrita autoficcional com discussões temáticas sobre gênero e diversidade prévias através de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, como encenação de talk shows e de apresentação de telejornais em que os estudantes performavam todos os personagens. Entre as principais referências do gênero autoficcional, tem-se Conceição Evaristo, que o denomina “escrevivência”, acrescentando o elemento da coletividade à prática. A autora Fernanda Ribeiro Queiroz, professora do IFB, fornece um guia de escrita que auxilia a elaboração textual dos estudantes. Para a construção do relato de experiência, utiliza-se como referencial teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas enquanto eixo de formação, entre outros autores, Maria da Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Os principais resultados são, até o momento, visto que o projeto continua em andamento, de mitigação parcial dos preconceitos identificados inicialmente e de integração entre diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1111_TB427_24042025183158.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GANDHIA VARGAS BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GANDHIA" "autor_email" => "gandhia.vargas@ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121673 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "AUTOFICÇÃO E NUGEDIS: RELATO SOBRE INTERVENÇÃO NO CHÃO DE SALA DO PROEJA E DO TÉCNICO SUBSEQUENTE" "resumo" => "Unindo o projeto de pesquisa “Ficções do Eu”, que consiste em aliar a movimentação estético-artística à construção de pensamento dos estudantes através da escrita, às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero de Diversidade (NUGEDIS) do IFB Campus Samambaia, o presente relato de experiência narra as intervenções realizadas ao longo de um semestre em duas turmas iniciais do curso Técnico em Edificações, uma do Proeja e outra da Modalidade Subsequente. Na aula de Língua Portuguesa, foi proposto o desenvolvimento de escrita autoficcional com discussões temáticas sobre gênero e diversidade prévias através de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, como encenação de talk shows e de apresentação de telejornais em que os estudantes performavam todos os personagens. Entre as principais referências do gênero autoficcional, tem-se Conceição Evaristo, que o denomina “escrevivência”, acrescentando o elemento da coletividade à prática. A autora Fernanda Ribeiro Queiroz, professora do IFB, fornece um guia de escrita que auxilia a elaboração textual dos estudantes. Para a construção do relato de experiência, utiliza-se como referencial teórico-metodológico sobre as narrativas autobiográficas enquanto eixo de formação, entre outros autores, Maria da Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Os principais resultados são, até o momento, visto que o projeto continua em andamento, de mitigação parcial dos preconceitos identificados inicialmente e de integração entre diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1111_TB427_24042025183158.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GANDHIA VARGAS BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "GANDHIA" "autor_email" => "gandhia.vargas@ifb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }