Artigo Anais III WIASB

ANAIS de Evento

ISSN: 2319-0248

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA ÁGUA

Palavra-chaves: NUTRIÇÃO, PREVENÇÃO, INTOXICAÇÃO ALIMENTAR, RECURSOS HÍDRICOS Pôster (PO) AT07 - Controle e qualidade da água
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A água é um componente essencial da produção das indústrias de alimento, sendo usada na maioria dos processamentos do alimento. A qualidade microbiológica tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, do ponto de vista higiênico-sanitário. Esses cuidados permitirão a prevenção de doenças veiculadas por alimentos, sendo algumas delas: cólera, hepatite A, toxoplasmose e febre tifoide Portanto, o objetivo desse trabalho é observar a percepção dos alunos e também\r\nA disponibilidade de uma água potável é capaz de suprir as necessidades do homem, sendo sua qualidade uma preocupação mundial. Dessa forma tanto o tratamento qu conscientizá-los sobre a importância da qualidade de água, bem como o seu consumo e manuseio adequado para a ingestão dos alimentos, tendo em vista que existe um risco considerável na ocorrência de enfermidades por parte da disseminação da água. A referente pesquisa efetuou-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Curimataú Paraibano. O trabalho foi realizado na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental II, totalizando 30 alunos, ocorreu durante as aulas de ciências com o direcionamento do professor da disciplina da escola. A primeira questão abordada no questionário aplicado estava voltada à importância da água na alimentação, a resposta, portanto foi unanime à alternativa “sim”, onde todos os alunos confirmaram que a água é um recurso muito relevante na vida dos seres vivos, e principalmente na sua alimentação. Já na segunda questão, enfatizava a qualidade da água como influência na contaminação dos alimentos foram no total de 63% dos alunos que optaram como “sim”. As doenças que podem afetar a saúde através do consumo da água contaminada foram ressaltadas na terceira questão, onde “Dengue, diarreia e intoxicação alimentar” indicaram-se com 49% como as principais patologias. No quesito quarto, os alunos foram abordados quanto à prevenção do consumo de alimentos contaminados através da água, onde a contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Na quinta e última questão, mas não menos importante, os alunos puderam optar a partir de atividades do seu cotidiano soluções para higienização dos alimentos. Diante do que foi observado em todas as questões aplicadas e discutidas, pode-se notar a interação do assunto água com o cotidiano dos alunos, o que foi de grande valor para a resolução do questionário. Em torno da problemática e da sua importância é necessário que essa temática seja abordada em todos os níveis de ensino, pois propiciará a formação de mentes críticas e conscientes dentro de uma sociedade que ainda permanece com o pensamento egocêntrico em relação as situações do nosso planeta.conscientizá-los sobre a importância da qualidade de água, bem como o seu consumo e manuseio adequado para a ingestão dos alimentos, tendo em vista que existe u """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT07 - Controle e qualidade da água" "palavra_chave" => "NUTRIÇÃO, PREVENÇÃO, INTOXICAÇÃO ALIMENTAR, RECURSOS HÍDRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV079_MD4_SA7_ID317_25082017013433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:50:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA PACHECO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA PACHECO" "autor_email" => "camilapachco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-wiasb" "edicao_nome" => "Anais III WIASB" "edicao_evento" => "III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/wiasb/2017" "edicao_logo" => "5e4a145a13e5e_17022020011938.jpg" "edicao_capa" => "5f1880f13a741_22072020150953.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 14 "publicacao_nome" => "Revista WIASB" "publicacao_codigo" => "2319-0248" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39001 "edicao_id" => 78 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 317 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO\r\n À CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DA ÁGUA """ "resumo" => """ A disponibilidade de uma água potável é capaz de suprir as necessidades do homem, sendo sua qualidade uma preocupação mundial. 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Já na segunda questão, enfatizava a qualidade da água como influência na contaminação dos alimentos foram no total de 63% dos alunos que optaram como “sim”. As doenças que podem afetar a saúde através do consumo da água contaminada foram ressaltadas na terceira questão, onde “Dengue, diarreia e intoxicação alimentar” indicaram-se com 49% como as principais patologias. No quesito quarto, os alunos foram abordados quanto à prevenção do consumo de alimentos contaminados através da água, onde a contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Na quinta e última questão, mas não menos importante, os alunos puderam optar a partir de atividades do seu cotidiano soluções para higienização dos alimentos. Diante do que foi observado em todas as questões aplicadas e discutidas, pode-se notar a interação do assunto água com o cotidiano dos alunos, o que foi de grande valor para a resolução do questionário. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A disponibilidade de uma água potável é capaz de suprir as necessidades do homem, sendo sua qualidade uma preocupação mundial. Dessa forma tanto o tratamento quanto o consumo de alimentos preparados com água inadequada, tornam-se um influente meio de transmissão de doenças. A água é um componente essencial da produção das indústrias de alimento, sendo usada na maioria dos processamentos do alimento. A qualidade microbiológica tem o objetivo de fornecer alimentos seguros, do ponto de vista higiênico-sanitário. Esses cuidados permitirão a prevenção de doenças veiculadas por alimentos, sendo algumas delas: cólera, hepatite A, toxoplasmose e febre tifoide Portanto, o objetivo desse trabalho é observar a percepção dos alunos e também conscientizá-los sobre a importância da qualidade de água, bem como o seu consumo e manuseio adequado para a ingestão dos alimentos, tendo em vista que existe um risco considerável na ocorrência de enfermidades por parte da disseminação da água. A referente pesquisa efetuou-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Curimataú Paraibano. O trabalho foi realizado na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental II, totalizando 30 alunos, ocorreu durante as aulas de ciências com o direcionamento do professor da disciplina da escola. A primeira questão abordada no questionário aplicado estava voltada à importância da água na alimentação, a resposta, portanto foi unanime à alternativa “sim”, onde todos os alunos confirmaram que a água é um recurso muito relevante na vida dos seres vivos, e principalmente na sua alimentação. Já na segunda questão, enfatizava a qualidade da água como influência na contaminação dos alimentos foram no total de 63% dos alunos que optaram como “sim”. As doenças que podem afetar a saúde através do consumo da água contaminada foram ressaltadas na terceira questão, onde “Dengue, diarreia e intoxicação alimentar” indicaram-se com 49% como as principais patologias. No quesito quarto, os alunos foram abordados quanto à prevenção do consumo de alimentos contaminados através da água, onde a contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Na quinta e última questão, mas não menos importante, os alunos puderam optar a partir de atividades do seu cotidiano soluções para higienização dos alimentos. Diante do que foi observado em todas as questões aplicadas e discutidas, pode-se notar a interação do assunto água com o cotidiano dos alunos, o que foi de grande valor para a resolução do questionário. Em torno da problemática e da sua importância é necessário que essa temática seja abordada em todos os níveis de ensino, pois propiciará a formação de mentes críticas e conscientes dentro de uma sociedade que ainda permanece com o pensamento egocêntrico em relação as situações do nosso planeta.

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