Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: QUÍMICA ORGÂNICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Por esse motivo, há uma grande preocupação no sentido de se fazer inovações necessárias no modo de ensinar a ciência química que instiguem o aluno despertem o interesse pela disciplina e pela produção de conhecimento. Entretanto, essa relação não vem sendo observada, pois a ênfase está na transmissão de conteúdos. Assim, analisaram-se as contribuições da Estratégia de Resolução de Problemas para a abordagem de conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. Elaborou-se uma Sequência Didática com a temática “Má alimentação e Doenças” para o estudo das Funções Orgânicas. A SD foi aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Caetano, Pernambuco. Os resultados mostraram que a sequência proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que demonstraram um avanço no nível de compreensão sobre o conteúdo abordado. Possibilitando assim, a resolução dos problemas com maior embasamento químico. Consequentemente contribuiu para tornar o ensino de química algo menos conteudista, abstrato e mais útil na visão dos alunos. Além disso, com a metodologia de Resolução de Problemas, o aluno passa a ter também responsabilidade com seu próprio aprendizado, já que esse se realiza pela construção dos conceitos pelo próprio aluno ao ser colocado numa situação de resolução de problemas.O processo de ensino-aprendizagem de Química no contexto educacional brasileiro principalmente em Escolas Públicas, ainda segue o ritmo tradicional da aprendiza" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7358_10092017172245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZETE TEREZINHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIZETE SILVA" "autor_email" => "elizetegirl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35607 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1409 "inscrito_id" => 7358 "titulo" => """ A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA\r\n ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA\r\n ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO """ "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem de Química no contexto educacional brasileiro principalmente em Escolas Públicas, ainda segue o ritmo tradicional da aprendizagem teórica. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de Química no contexto educacional brasileiro principalmente em Escolas Públicas, ainda segue o ritmo tradicional da aprendizagem teórica. Por outro lado, a Química Orgânica está associada a praticamente todos os aspectos do cotidiano: medicamentos, roupas, alimentos, combustíveis, cosméticos, entre outros. Por esse motivo, há uma grande preocupação no sentido de se fazer inovações necessárias no modo de ensinar a ciência química que instiguem o aluno despertem o interesse pela disciplina e pela produção de conhecimento. Entretanto, essa relação não vem sendo observada, pois a ênfase está na transmissão de conteúdos. Assim, analisaram-se as contribuições da Estratégia de Resolução de Problemas para a abordagem de conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. Elaborou-se uma Sequência Didática com a temática “Má alimentação e Doenças” para o estudo das Funções Orgânicas. A SD foi aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Caetano, Pernambuco. Os resultados mostraram que a sequência proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que demonstraram um avanço no nível de compreensão sobre o conteúdo abordado. Possibilitando assim, a resolução dos problemas com maior embasamento químico. Consequentemente contribuiu para tornar o ensino de química algo menos conteudista, abstrato e mais útil na visão dos alunos. Além disso, com a metodologia de Resolução de Problemas, o aluno passa a ter também responsabilidade com seu próprio aprendizado, já que esse se realiza pela construção dos conceitos pelo próprio aluno ao ser colocado numa situação de resolução de problemas.

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