Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLA NA CIDADE DE POCINHOS-PB

Palavra-chaves: INCLUSÃO, CRIANÇA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GD06 - Formação de Professores
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Diante disso, o presente trabalho trata da inclusão no sistema regular de ensino numa escola Pública na cidade de Pocinhos-PB com intuito de refletir sobre a trajetória da educação inclusiva. Para entender como se desenvolveu essa trajetória é necessário compreender o conceito de inclusão desde sua origem, rumo à educação especial no Brasil frente aos paradigmas da Educação. A partir daí deu-se o nome de educação inclusiva, que inovou, ao criar o atendimento educacional, integrando crianças deficientes com crianças não deficientes no sistema regular de ensino. O assunto de inclusão é de grande importância pois mostra que as pessoas em geral, e as crianças em particular (foco desta pesquisa), que possuem algum tipo de deficiência, devem ser tratadas com o respeito e a relevância inerentes a toda pessoa humana e, quando inseridas no campo da educação, devem ser estimuladas a manter relação de igualdade com as demais crianças, não devendo, em nenhuma hipótese, ser rotuladas. Por outro lado, as instituições também precisam estar preparadas e preparar seus professores para esse árduo trabalho, envolvendo as crianças com deficiência e as ditas crianças “normais” para que recebam seus colegas que apresentam alguma necessidade, com uma postura realmente inclusiva.A inclusão nas escolas estão cada vez mais avançando, porém nem sempre esse avanço está sendo bem estruturado, resultando num processo bastante difícil para alu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, CRIANÇA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA6_ID1123_14092017235510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUIELY BALBINO BARROS" "autor_nome_curto" => "JAQUIELY " "autor_email" => "jaquielybarros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31248 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1123 "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLA NA CIDADE DE POCINHOS-PB" "resumo" => "A inclusão nas escolas estão cada vez mais avançando, porém nem sempre esse avanço está sendo bem estruturado, resultando num processo bastante difícil para alunos que necessitam de tratamentos especiais. 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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A inclusão nas escolas estão cada vez mais avançando, porém nem sempre esse avanço está sendo bem estruturado, resultando num processo bastante difícil para alunos que necessitam de tratamentos especiais. Portanto a Educação Inclusiva visa a reestruturação de práticas e ações inclusivas atribuídas as escolas regulares, de modo que favoreça a diversidade e livre uma nova geração de preconceitos. Diante disso, o presente trabalho trata da inclusão no sistema regular de ensino numa escola Pública na cidade de Pocinhos-PB com intuito de refletir sobre a trajetória da educação inclusiva. Para entender como se desenvolveu essa trajetória é necessário compreender o conceito de inclusão desde sua origem, rumo à educação especial no Brasil frente aos paradigmas da Educação. A partir daí deu-se o nome de educação inclusiva, que inovou, ao criar o atendimento educacional, integrando crianças deficientes com crianças não deficientes no sistema regular de ensino. O assunto de inclusão é de grande importância pois mostra que as pessoas em geral, e as crianças em particular (foco desta pesquisa), que possuem algum tipo de deficiência, devem ser tratadas com o respeito e a relevância inerentes a toda pessoa humana e, quando inseridas no campo da educação, devem ser estimuladas a manter relação de igualdade com as demais crianças, não devendo, em nenhuma hipótese, ser rotuladas. Por outro lado, as instituições também precisam estar preparadas e preparar seus professores para esse árduo trabalho, envolvendo as crianças com deficiência e as ditas crianças “normais” para que recebam seus colegas que apresentam alguma necessidade, com uma postura realmente inclusiva.

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