O USO DE MAQUETE COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOMORFLOGIA ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123542 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "O USO DE MAQUETE COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOMORFLOGIA ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho tem como finalidade representar as feições geomorfológicas de sulcos, ravinas e voçorocas, por meio da construção de maquetes didáticas, visando a utilização delas em sala de aula na educação básica. Sob esse viés, para a construção da maquete foram utilizados materiais como: isopor e colas para fazer a base. Assim, para a fixação e modelagem da base nas feições de sulcos, ravinas e voçorocas, foi utilizado argila, além de colocar pequenas plantas de plástico para representar áreas que são preservadas e degradadas, e para finalizar utilizou-se tintas guache para realçar os diferentes processos erosivos. Nesse contexto, os sulcos, ravinas e voçorocas são feições erosivas geomorfológicas correlacionada à remoção da vegetação e ocorre em diferentes graus de intensidade. Nesse viés, os sulcos são as primeiras representações da erosão, que ao persistir esses processos erosivos pode ocasionar ravinas e posteriormente voçorocas. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa representar as feições de 5º e 6º táxon da classificação do relevo, visto que retrata a vertente do revelo geomorfológico e suas formas associadas. Dessa forma, ao utilizar a maquete favorece o poder cognitivo dos alunos, uma vez que essas ilustrações do real em menor escala auxiliam a visualização da representação espacial e na interpretação das modificações do relevo a partir dos processos erosivos e ações antrópicas. Nesse viés, a proposta abordada colabora para uma educação mais concreta e didática, visto que promove uma melhor compreensão dos processos geomorfológicos e seus impactos ambientais. Sob essa ótica, foram utilizados conceitos teóricos de Christofoletti, para a análise geomorfológica e ambiental, permitindo assim melhores compreensões sobres as dinâmicas espaciais que ocorrem no relevo, assim, suas teorias contribuíram para um embasamento conjunto e harmônico com o tema proposto. Ademais, foi utilizado aspectos metodológicos colocados por Silva et al, em que aborda em seu artigo sobre o uso de maquete na educação básica, tendo em vista que a familiaridade dos alunos com a paisagem em questão permite integrar esse conhecimento ao ensino de geomorfologia, facilitando a assimilação de conceitos que, à primeira vista, podem parecer distantes, contribuindo assim para um ensino-aprendizagem mais didático e sólido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1349_TB469_26072025221738.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAELCIO DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "LAELCIO" "autor_email" => "laelciofilho23@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123542 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 1349 "titulo" => "O USO DE MAQUETE COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOMORFLOGIA ESTRUTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Esse trabalho tem como finalidade representar as feições geomorfológicas de sulcos, ravinas e voçorocas, por meio da construção de maquetes didáticas, visando a utilização delas em sala de aula na educação básica. Sob esse viés, para a construção da maquete foram utilizados materiais como: isopor e colas para fazer a base. Assim, para a fixação e modelagem da base nas feições de sulcos, ravinas e voçorocas, foi utilizado argila, além de colocar pequenas plantas de plástico para representar áreas que são preservadas e degradadas, e para finalizar utilizou-se tintas guache para realçar os diferentes processos erosivos. Nesse contexto, os sulcos, ravinas e voçorocas são feições erosivas geomorfológicas correlacionada à remoção da vegetação e ocorre em diferentes graus de intensidade. Nesse viés, os sulcos são as primeiras representações da erosão, que ao persistir esses processos erosivos pode ocasionar ravinas e posteriormente voçorocas. Nessa perspectiva, o presente trabalho visa representar as feições de 5º e 6º táxon da classificação do relevo, visto que retrata a vertente do revelo geomorfológico e suas formas associadas. Dessa forma, ao utilizar a maquete favorece o poder cognitivo dos alunos, uma vez que essas ilustrações do real em menor escala auxiliam a visualização da representação espacial e na interpretação das modificações do relevo a partir dos processos erosivos e ações antrópicas. Nesse viés, a proposta abordada colabora para uma educação mais concreta e didática, visto que promove uma melhor compreensão dos processos geomorfológicos e seus impactos ambientais. Sob essa ótica, foram utilizados conceitos teóricos de Christofoletti, para a análise geomorfológica e ambiental, permitindo assim melhores compreensões sobres as dinâmicas espaciais que ocorrem no relevo, assim, suas teorias contribuíram para um embasamento conjunto e harmônico com o tema proposto. Ademais, foi utilizado aspectos metodológicos colocados por Silva et al, em que aborda em seu artigo sobre o uso de maquete na educação básica, tendo em vista que a familiaridade dos alunos com a paisagem em questão permite integrar esse conhecimento ao ensino de geomorfologia, facilitando a assimilação de conceitos que, à primeira vista, podem parecer distantes, contribuindo assim para um ensino-aprendizagem mais didático e sólido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1349_TB469_26072025221738.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAELCIO DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "LAELCIO" "autor_email" => "laelciofilho23@academico.ufs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }