INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR E A GEOMORFOLOGIA NA E. E. PROF. EDMILSON V. PONTES, MACEIÓ
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Os alunos tiveram contato com estratégias de letramento cartográfico e geomorfológico voltadas à análise ambiental. Além disso, o projeto visou ao desenvolvimento do senso crítico dos estudantes em relação às estratégias de gerenciamento territorial e à integridade de sistemas fluviais. Foram mapeados estilos fluviais ao longo do Riacho do Silva, com análises da tipologia do canal, confinamento do vale e cobertura vegetal, além de visitas de campo. Adicionalmente, os estudantes produziram mapas de suscetibilidade a deslizamentos rasos por meio do modelo SHALSTAB, validados com inspeções de campo e dados históricos. Um dos impactos do projeto é a contribuição para a prevenção do abandono escolar e a melhora no rendimento escolar. Esse fato é relevante, sobretudo porque Maceió, em 2019, foi considerada a capital com a maior taxa de abandono escolar do país e registrou, em 2024, mais uma vez, uma queda no IDEB. 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