REPENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA: SARNDBOX COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DE PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
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Com objetivo de contribuir com o ensino de Geografia no Ensino Médio por meio do uso de tecnologia SARndbox, ferramenta tecnológica, que combina realidade aumentada e simulação de processos geomorfológicos e hidrológicos, por meio de uma abordagem sistêmica, foi elaborada uma sequência didática para os alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Alfenas-MG. A proposta desta sequência estava vinculada à uma disciplina do Curso de Geografia Licenciatura, fato que confirma a importância dos cursos de formação de professores de Geografia, articularem as disciplinas que compõe a Geografia Física com a parte pedagógica. O presente trabalho é um estudo que propõe uma abordagem prática e interativa para o ensino de geografia física no ensino médio, mas especificamente da geomorfologia, enfatizando as interações entre relevo, abrangendo a dinâmica hidrológica e destacando os impactos ambientais, ou seja articulando os aspectos físicos-naturais com a sociedade, buscando um avanço metodológico do ensino. A sequência didática, para o 1º ano do Ensino Médio foi elaborada pautado em metodologia problematizadoras, no sentido de estimular os alunos a refletirem pautados em conteúdos que possibilitem eles compreenderem a realidade. O recurso da SARndbox foi escolhido pois permite uma simulação dos processos físicos-naturais que muitas vezes são de difícil compreensão. Importante ressaltar que esta atividade foi possível pois os alunos da escola pública foram transportados ao Laboratório na UNIFAL-MG, pois as escolas públicas do município de Alfenas, apresentam uma tecnologia limitada. 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