Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A DÓCIL (FIÓDOR DOSTOIÉVSKI) E MADALENA (GRACILIANO RAMOS): REPRESENTAÇÃO FEMININA SILENCIADA POR TODO O SEMPRE, AMÉM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 10 - VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM NARRATIVAS ESCRITAS POR MULHERES
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123209
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 361
    "titulo" => "A DÓCIL (FIÓDOR DOSTOIÉVSKI) E MADALENA (GRACILIANO RAMOS): REPRESENTAÇÃO FEMININA SILENCIADA POR TODO O SEMPRE, AMÉM."
    "resumo" => "Nas obras A Dócil, de Fiódor Dostoiévski, e São Bernardo, de Graciliano Ramos, o silenciamento feminino é um elemento central na construção das personagens femininas, evidenciando as formas sutis e violentas pelas quais o patriarcado molda e reprime suas identidades. A jovem esposa anônima em A Dócil e Madalena, em São Bernardo vivem em contextos marcados pelo autoritarismo masculino, onde suas vozes são ignoradas, reprimidas, anuladas ou silenciadas. O objetivo geral deste artigo é investigar como se manifesta a violência causadora do suicídio das personagens, um vez que elas representam o drama de mulheres silenciadas por estruturas patriarcais; suas identidades são apagadas ou moldadas pelos discursos e domínios masculinos e o suicídio surge, nas duas obras, como a consequência extrema de uma vida sem voz, sem liberdade e sem escuta, denunciando de forma contundente a violência simbólica e afetiva imposta às mulheres. Para alicerçar essa pesquisa, utilizamos Rosaldo e Lampheres (1979), Mazzoti (2000), Rousseau (2017), Durkheim (1982) e outros que possam contribuir para esta discussão. Como resultado, vimos que, nas narrativas em análise, a esposa ideal não pode ser letrada nem adorável. Que o silenciamento, a exclusão e as mais variadas formas de violência sofridas por elas são intencionais e, ainda que a sociedade tenha modificado a forma de tratar a mulher, há um diferenciamento quando essa mulher se relaciona com determinadas temáticas social, histórica, política e estética. Esse diferenciamento permite uma visão negativa e limitada das mulheres por concebê-las como inferiores ao sexo masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 10 - VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM NARRATIVAS ESCRITAS POR MULHERES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID361_TB164_27072025201254.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA VIANA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA"
    "autor_email" => "angela.sousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123209
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 361
    "titulo" => "A DÓCIL (FIÓDOR DOSTOIÉVSKI) E MADALENA (GRACILIANO RAMOS): REPRESENTAÇÃO FEMININA SILENCIADA POR TODO O SEMPRE, AMÉM."
    "resumo" => "Nas obras A Dócil, de Fiódor Dostoiévski, e São Bernardo, de Graciliano Ramos, o silenciamento feminino é um elemento central na construção das personagens femininas, evidenciando as formas sutis e violentas pelas quais o patriarcado molda e reprime suas identidades. A jovem esposa anônima em A Dócil e Madalena, em São Bernardo vivem em contextos marcados pelo autoritarismo masculino, onde suas vozes são ignoradas, reprimidas, anuladas ou silenciadas. O objetivo geral deste artigo é investigar como se manifesta a violência causadora do suicídio das personagens, um vez que elas representam o drama de mulheres silenciadas por estruturas patriarcais; suas identidades são apagadas ou moldadas pelos discursos e domínios masculinos e o suicídio surge, nas duas obras, como a consequência extrema de uma vida sem voz, sem liberdade e sem escuta, denunciando de forma contundente a violência simbólica e afetiva imposta às mulheres. Para alicerçar essa pesquisa, utilizamos Rosaldo e Lampheres (1979), Mazzoti (2000), Rousseau (2017), Durkheim (1982) e outros que possam contribuir para esta discussão. Como resultado, vimos que, nas narrativas em análise, a esposa ideal não pode ser letrada nem adorável. Que o silenciamento, a exclusão e as mais variadas formas de violência sofridas por elas são intencionais e, ainda que a sociedade tenha modificado a forma de tratar a mulher, há um diferenciamento quando essa mulher se relaciona com determinadas temáticas social, histórica, política e estética. Esse diferenciamento permite uma visão negativa e limitada das mulheres por concebê-las como inferiores ao sexo masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 10 - VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM NARRATIVAS ESCRITAS POR MULHERES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID361_TB164_27072025201254.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA VIANA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA"
    "autor_email" => "angela.sousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Nas obras A Dócil, de Fiódor Dostoiévski, e São Bernardo, de Graciliano Ramos, o silenciamento feminino é um elemento central na construção das personagens femininas, evidenciando as formas sutis e violentas pelas quais o patriarcado molda e reprime suas identidades. A jovem esposa anônima em A Dócil e Madalena, em São Bernardo vivem em contextos marcados pelo autoritarismo masculino, onde suas vozes são ignoradas, reprimidas, anuladas ou silenciadas. O objetivo geral deste artigo é investigar como se manifesta a violência causadora do suicídio das personagens, um vez que elas representam o drama de mulheres silenciadas por estruturas patriarcais; suas identidades são apagadas ou moldadas pelos discursos e domínios masculinos e o suicídio surge, nas duas obras, como a consequência extrema de uma vida sem voz, sem liberdade e sem escuta, denunciando de forma contundente a violência simbólica e afetiva imposta às mulheres. Para alicerçar essa pesquisa, utilizamos Rosaldo e Lampheres (1979), Mazzoti (2000), Rousseau (2017), Durkheim (1982) e outros que possam contribuir para esta discussão. Como resultado, vimos que, nas narrativas em análise, a esposa ideal não pode ser letrada nem adorável. Que o silenciamento, a exclusão e as mais variadas formas de violência sofridas por elas são intencionais e, ainda que a sociedade tenha modificado a forma de tratar a mulher, há um diferenciamento quando essa mulher se relaciona com determinadas temáticas social, histórica, política e estética. Esse diferenciamento permite uma visão negativa e limitada das mulheres por concebê-las como inferiores ao sexo masculino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.