Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

BIRD BOX: REVELANDO OS TRAÇOS DO FANTÁSTICO E DO MEDO NA NARRATIVA PÓS-APOCALÍPTICA DE JOSH MALERMAN

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa a narrativa Bird box (2014), de Josh Malerman, sob a perspectiva da teoria do fantástico. O estudo tem como objetivo investigar como a narrativa de Malerman pode ser caracterizada uma obra dentro do contexto da literatura fantástica como modo. Na trama do romance Bird box, Malorie, personagem protagonista, vive em um cenário pós-apocalíptico em que criaturas invisíveis levam à insanidade quem as vê. Para sobreviver, ela e seus filhos precisam evitar qualquer contato visual, navegando em um ambiente de incerteza, desconfiança e medo. Partindo de reflexões sobre o fantástico na literatura e suas relações com o medo, busca-se analisar como as nuances do romance o caracterizam como uma obra fantástica. Os referenciais teóricos de estudiosos como Todorov (1970), Rodrigues (1988) e Roas (2014), Gama-Khalil (2013) e Remo Ceserani (2006), fornecem a base para a discussão sobre o fantástico. França (2020) e Lovecraft (2017) embasam a discussão acerca do medo. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A coleta de dados se baseia na seleção e análise de passagens do romance. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o romance de Malerman apresenta características marcantes do fantástico e sua configuração como um modo, através da utilização de elementos sobrenaturais, e da construção do medo no cenário pós-apocalíptico, que são fundamentais para manter a ambiguidade e a incerteza, aspectos centrais na definição do fantástico. Este estudo, portanto, contribui para a compreensão do romance Bird box como uma obra significativa dentro do fantástico contemporâneo e sua relação com o medo.

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