COMO ASSIM? HOMENS NÃO TÊM OVÁRIOS, PROFESSORA!: UM TOM MENOR ESTÁ SEMPRE ENTRELAÇADO COM TONS MAIORES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121577 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "COMO ASSIM? HOMENS NÃO TÊM OVÁRIOS, PROFESSORA!: UM TOM MENOR ESTÁ SEMPRE ENTRELAÇADO COM TONS MAIORES" "resumo" => "Este texto trata das narrativas de uma professora de Ciências, trazidas por meio de relatos das atividades realizadas durante a disciplina “Ensino de Biologia e sexualidade: aproximações pertinentes”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), de uma universidade federal mineira, com possíveis caminhos de práticas e de estratégias de permanência e resistência nos territórios tirânicos, violentos, reguladores, universais, binários e cisheterocentrados da Educação em Biologia. Objetivamos trazer as linhas, as fugas e os sentidos combativos que insurgem das/nas narrativas dessa professora, que têm nos mobilizado e encorajado esforços na continuidade dos avanços com/nas miudezas dos territórios. Aproximamo-nos da cartografia como perspectiva metodológica para operarmos com a análise das linhas instauradas nas narrativas. As narrativas ajudaram a compor ensaios que afugentam o fetiche da significância conceitual de uma educação em biologia menor e aproximam de uma experimentação acontecimental na insurgência e mobilização de encontros imprevisíveis com territórios combativos, dialogando com as muitas maneiras de fazê-los e habitá-los com os gêneros e as sexualidades, pois defendemos que há sempre um tom menor nas narrativas entrelaçado com tons maiores. A partir da leitura dos três operadores do “menor”, compreendemos que as linhas – ‘Professora, existe homem com ovários? Sim, existem homens com ovários. Como assim? Homens não têm ovários, professora!’ – acionam um esforço de (re)produções da soberania e reafirmação do regime normativo da diferença sexual e de gênero, mas também mobilizam campos de forças que podem incidir na produção de outros possíveis com a Educação em Biologia, ativando outros modos de percepção e inventando linguagens que falam no interstício de línguas maiores. As narrativas implicam um (re)posicionamento da nossa tarefa educativa, cabendo a nós escolher se queremos permanecer ao lado de reafirmações do regime normativo de gênero ou entrar em um exercício, coletivo, de desmonte de sistemas opressivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID929_TB274_08042025171942.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GABRIELE DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianareis.bio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121577 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 929 "titulo" => "COMO ASSIM? HOMENS NÃO TÊM OVÁRIOS, PROFESSORA!: UM TOM MENOR ESTÁ SEMPRE ENTRELAÇADO COM TONS MAIORES" "resumo" => "Este texto trata das narrativas de uma professora de Ciências, trazidas por meio de relatos das atividades realizadas durante a disciplina “Ensino de Biologia e sexualidade: aproximações pertinentes”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), de uma universidade federal mineira, com possíveis caminhos de práticas e de estratégias de permanência e resistência nos territórios tirânicos, violentos, reguladores, universais, binários e cisheterocentrados da Educação em Biologia. Objetivamos trazer as linhas, as fugas e os sentidos combativos que insurgem das/nas narrativas dessa professora, que têm nos mobilizado e encorajado esforços na continuidade dos avanços com/nas miudezas dos territórios. Aproximamo-nos da cartografia como perspectiva metodológica para operarmos com a análise das linhas instauradas nas narrativas. As narrativas ajudaram a compor ensaios que afugentam o fetiche da significância conceitual de uma educação em biologia menor e aproximam de uma experimentação acontecimental na insurgência e mobilização de encontros imprevisíveis com territórios combativos, dialogando com as muitas maneiras de fazê-los e habitá-los com os gêneros e as sexualidades, pois defendemos que há sempre um tom menor nas narrativas entrelaçado com tons maiores. A partir da leitura dos três operadores do “menor”, compreendemos que as linhas – ‘Professora, existe homem com ovários? Sim, existem homens com ovários. Como assim? Homens não têm ovários, professora!’ – acionam um esforço de (re)produções da soberania e reafirmação do regime normativo da diferença sexual e de gênero, mas também mobilizam campos de forças que podem incidir na produção de outros possíveis com a Educação em Biologia, ativando outros modos de percepção e inventando linguagens que falam no interstício de línguas maiores. As narrativas implicam um (re)posicionamento da nossa tarefa educativa, cabendo a nós escolher se queremos permanecer ao lado de reafirmações do regime normativo de gênero ou entrar em um exercício, coletivo, de desmonte de sistemas opressivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID929_TB274_08042025171942.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA GABRIELE DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianareis.bio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }