BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121511 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Sabemos que a brincadeira é imprescindível no desenvolvimento da criança, pois permite a ela compreender melhor o mundo ao seu redor, bem como suas interações com o outro e consigo mesma. Nesse contexto, nossa pesquisa proporcionou às crianças um brincar livre com diversos brinquedos, possibilitando a criação espontânea de contextos, interações e brincadeiras, favorecendo, assim, a manifestação de suas preferências e interesses individuais. Além disso, durante esses momentos, realizamos alguns questionamentos sobre a escolha dos brinquedos, buscando analisar se, mesmo na primeira infância, as crianças já demonstravam ideias preconcebidas relacionadas a gênero, como associações entre determinados objetos e papéis sociais. A pesquisa foi conduzida durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 2 anos em uma creche pública do município de Jequié-BA, e teve como ponto de partida a observação atenta e participativa. Adotamos uma abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, e embasamos o estudo nas ideias de Judith Butler (2003; 2004) e Michel Foucault (1988), que discutem a construção de identidades e marcadores sociais. Os dados coletados/construídos evidenciam que, mesmo se tratando de crianças bem pequenas, o marcador de gênero já está presente em seu cotidiano e em suas percepções. Tanto nas escolhas de brinquedos quanto nas justificativas para tais escolhas, isso porque ao serem questionadas, as crianças demonstraram percepções consolidadas sobre brinquedos "de menino" e "de menina", refletindo as influências sociais que já estão inseridas em seu universo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID705_TB146_06022025033518.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanasenna013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121511 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 705 "titulo" => "BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Sabemos que a brincadeira é imprescindível no desenvolvimento da criança, pois permite a ela compreender melhor o mundo ao seu redor, bem como suas interações com o outro e consigo mesma. Nesse contexto, nossa pesquisa proporcionou às crianças um brincar livre com diversos brinquedos, possibilitando a criação espontânea de contextos, interações e brincadeiras, favorecendo, assim, a manifestação de suas preferências e interesses individuais. Além disso, durante esses momentos, realizamos alguns questionamentos sobre a escolha dos brinquedos, buscando analisar se, mesmo na primeira infância, as crianças já demonstravam ideias preconcebidas relacionadas a gênero, como associações entre determinados objetos e papéis sociais. A pesquisa foi conduzida durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 2 anos em uma creche pública do município de Jequié-BA, e teve como ponto de partida a observação atenta e participativa. Adotamos uma abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, e embasamos o estudo nas ideias de Judith Butler (2003; 2004) e Michel Foucault (1988), que discutem a construção de identidades e marcadores sociais. Os dados coletados/construídos evidenciam que, mesmo se tratando de crianças bem pequenas, o marcador de gênero já está presente em seu cotidiano e em suas percepções. Tanto nas escolhas de brinquedos quanto nas justificativas para tais escolhas, isso porque ao serem questionadas, as crianças demonstraram percepções consolidadas sobre brinquedos "de menino" e "de menina", refletindo as influências sociais que já estão inseridas em seu universo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID705_TB146_06022025033518.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanasenna013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }