Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121511
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 705
    "titulo" => "BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que a brincadeira é imprescindível no desenvolvimento da criança, pois permite a ela compreender melhor o mundo ao seu redor, bem como suas interações com o outro e consigo mesma. Nesse contexto, nossa pesquisa proporcionou às crianças um brincar livre com diversos brinquedos, possibilitando a criação espontânea de contextos, interações e brincadeiras, favorecendo, assim, a manifestação de suas preferências e interesses individuais. Além disso, durante esses momentos, realizamos alguns questionamentos sobre a escolha dos brinquedos, buscando analisar se, mesmo na primeira infância, as crianças já demonstravam ideias preconcebidas relacionadas a gênero, como associações entre determinados objetos e papéis sociais. A pesquisa foi conduzida durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 2 anos em uma creche pública do município de Jequié-BA, e teve como ponto de partida a observação atenta e participativa. Adotamos uma abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, e embasamos o estudo nas ideias de Judith Butler (2003; 2004) e Michel Foucault (1988), que discutem a construção de identidades e marcadores sociais. Os dados coletados/construídos evidenciam que, mesmo se tratando de crianças bem pequenas, o marcador de gênero já está presente em seu cotidiano e em suas percepções. Tanto nas escolhas de brinquedos quanto nas justificativas para tais escolhas, isso porque ao serem questionadas, as crianças demonstraram percepções consolidadas sobre brinquedos "de menino" e "de menina", refletindo as influências sociais que já estão inseridas em seu universo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID705_TB146_06022025033518.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanasenna013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121511
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 705
    "titulo" => "BRINQUEDO E GÊNERO: COMO OS ESTEREÓTIPOS INFLUENCIAM O BRINCAR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que a brincadeira é imprescindível no desenvolvimento da criança, pois permite a ela compreender melhor o mundo ao seu redor, bem como suas interações com o outro e consigo mesma. Nesse contexto, nossa pesquisa proporcionou às crianças um brincar livre com diversos brinquedos, possibilitando a criação espontânea de contextos, interações e brincadeiras, favorecendo, assim, a manifestação de suas preferências e interesses individuais. Além disso, durante esses momentos, realizamos alguns questionamentos sobre a escolha dos brinquedos, buscando analisar se, mesmo na primeira infância, as crianças já demonstravam ideias preconcebidas relacionadas a gênero, como associações entre determinados objetos e papéis sociais. A pesquisa foi conduzida durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 2 anos em uma creche pública do município de Jequié-BA, e teve como ponto de partida a observação atenta e participativa. Adotamos uma abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, e embasamos o estudo nas ideias de Judith Butler (2003; 2004) e Michel Foucault (1988), que discutem a construção de identidades e marcadores sociais. Os dados coletados/construídos evidenciam que, mesmo se tratando de crianças bem pequenas, o marcador de gênero já está presente em seu cotidiano e em suas percepções. Tanto nas escolhas de brinquedos quanto nas justificativas para tais escolhas, isso porque ao serem questionadas, as crianças demonstraram percepções consolidadas sobre brinquedos "de menino" e "de menina", refletindo as influências sociais que já estão inseridas em seu universo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID705_TB146_06022025033518.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanasenna013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Sabemos que a brincadeira é imprescindível no desenvolvimento da criança, pois permite a ela compreender melhor o mundo ao seu redor, bem como suas interações com o outro e consigo mesma. Nesse contexto, nossa pesquisa proporcionou às crianças um brincar livre com diversos brinquedos, possibilitando a criação espontânea de contextos, interações e brincadeiras, favorecendo, assim, a manifestação de suas preferências e interesses individuais. Além disso, durante esses momentos, realizamos alguns questionamentos sobre a escolha dos brinquedos, buscando analisar se, mesmo na primeira infância, as crianças já demonstravam ideias preconcebidas relacionadas a gênero, como associações entre determinados objetos e papéis sociais. A pesquisa foi conduzida durante o período de estágio supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 2 anos em uma creche pública do município de Jequié-BA, e teve como ponto de partida a observação atenta e participativa. Adotamos uma abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, e embasamos o estudo nas ideias de Judith Butler (2003; 2004) e Michel Foucault (1988), que discutem a construção de identidades e marcadores sociais. Os dados coletados/construídos evidenciam que, mesmo se tratando de crianças bem pequenas, o marcador de gênero já está presente em seu cotidiano e em suas percepções. Tanto nas escolhas de brinquedos quanto nas justificativas para tais escolhas, isso porque ao serem questionadas, as crianças demonstraram percepções consolidadas sobre brinquedos "de menino" e "de menina", refletindo as influências sociais que já estão inseridas em seu universo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.