Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Com o estudo, evidenciamos que as terminologias e as classificações do TEA, mudaram conforme as pesquisas avançaram e que a compreensão deste diagnóstico colabora no enfrentamento dos desafios no ambiente escolar, ampliando à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades deste público, frente à identificação das características inerentes a sua necessidade específica, revelando caminhos para prática docente alinhada ao processo de Inclusão Educacional.A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3758_TB5143_19062023213220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5143 "inscrito_id" => 3758 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estudos sobre sua causa, diagnóstico, características e processos de aprendizagem. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nas escolas regulares vem aumentando de forma expressiva nos últimos anos, demandando estudos sobre sua causa, diagnóstico, características e processos de aprendizagem. Ao longo do tempo, seu conceito foi se modificando e a definição atual, aponta a presença de três níveis de suporte, identificados com base na necessidade de apoio e intervenção em seu comprometimento, na interação social, comunicação e comportamentos restritos /repetitivos. Nesse panorama, este estudo objetiva apresentar o conceito do TEA, refletindo a respeito de suas implicações no desenvolvimento de sua aprendizagem no contexto do ensino regular. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa e teve como base a pesquisa bibliográfica, neste sentido, encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições dos seguintes autores: Cunha (2022); Gonring (2020); Santos; Gonçalves (2021), Silva; Asfora (2015) dentre outros. Com o estudo, evidenciamos que as terminologias e as classificações do TEA, mudaram conforme as pesquisas avançaram e que a compreensão deste diagnóstico colabora no enfrentamento dos desafios no ambiente escolar, ampliando à possibilidade das escolas oferecerem respostas adequadas às necessidades deste público, frente à identificação das características inerentes a sua necessidade específica, revelando caminhos para prática docente alinhada ao processo de Inclusão Educacional.

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