Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO NO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Palavra-chaves: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Científica (CC) Educação Estatística (EE)
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A pesquisa foi aplicada a 136 alunos de cinco turmas distribuídas em três escolas do município. A metodologia adotada foi o estudo descritivo e exploratório. O estudo foi realizado no período de abril a maio de 2013, caracterizando-se como um estudo de caso simples com relação análise de dados, adotando como principal instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com os discentes. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática que envolve o TI aliada a Resolução de Problemas foi insatisfatória ao compararmos os índices dos Descritores de matemática.O presente artigo teve como objetivo principal investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Estatística (EE)" "palavra_chave" => "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_10_2014_12_26_29_idinscrito_445_ea62225353b9c15906dc117129480a4d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA FABRÍCIA CARVALHO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA" "autor_email" => "annafabricia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9548 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 69 "inscrito_id" => 445 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO NO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo principal investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba, resolvem questões envolvendo o bloco de conteúdos do Tratamento da Informação (TI). 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Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo teve como objetivo principal investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba, resolvem questões envolvendo o bloco de conteúdos do Tratamento da Informação (TI). Como aporte teórico de nossa investigação adotamos Santos (2009), dentre outros autores e Brasil (1997) dentre os documentos oficiais. A pesquisa foi aplicada a 136 alunos de cinco turmas distribuídas em três escolas do município. A metodologia adotada foi o estudo descritivo e exploratório. O estudo foi realizado no período de abril a maio de 2013, caracterizando-se como um estudo de caso simples com relação análise de dados, adotando como principal instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com os discentes. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática que envolve o TI aliada a Resolução de Problemas foi insatisfatória ao compararmos os índices dos Descritores de matemática.

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