Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA ESCOLA ASSOCIATIVA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de problemas identificados no modelo avaliativo da escola, é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado no sentido de promover uma educação verdadeiramente democrática, contribuindo com as discussões sobre avaliação nos diversos âmbitos da educação.O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola part" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7454_TB405_01102023204111.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MARQUES FALCÃO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nmarques.falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 7454 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA ESCOLA ASSOCIATIVA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola particular, localizada em Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a avaliação formativa no cotidiano da instituição. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os mecanismos que a avaliação formativa fornece para promover uma aprendizagem eficaz em uma escola particular, localizada em Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a avaliação formativa no cotidiano da instituição. A escola pesquisada é uma escola associativa que tem a composição de associação e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora - em que todos os participantes são sujeitos e autores do trabalho. Para pautar os estudos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica através de autores como HOFFMANN (2014); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); SANT'ANNA (2014). Para discutir questões pedagógicas, educacionais e do processo ensino-aprendizagem que colaboram com a construção do trabalho, buscou-se as produções de MENEZES & SANTIAGO (2003) e GADOTTI (2009). Outros autores e autoras também foram pesquisados de acordo com a relevância para a temática abordada. Foram também realizadas entrevistas com professores e coordenadores, com o intuito de perceber as diversas visões sobre esta temática. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de problemas identificados no modelo avaliativo da escola, é possível vislumbrar um caminho a ser trilhado no sentido de promover uma educação verdadeiramente democrática, contribuindo com as discussões sobre avaliação nos diversos âmbitos da educação.

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