Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA INDÍGENA: UM ESTADO DA ARTE QUE POSSIBILITA UM NORTE NESTE CENÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92810 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1638 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA INDÍGENA: UM ESTADO DA ARTE QUE POSSIBILITA UM NORTE NESTE CENÁRIO" "resumo" => "Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia indígena). Neste sentido, tivemos como intuito conhecer e compreender como ocorre a utilização de recursos associados ao Ara reko (Astronomia indígena) no processo ensino-aprendizagem dos estudantes indígenas da Etnia Guarani/Kaiowá. Com este intuito, realizou-se uma pesquisa que subsidiou o acesso aos trabalhos da área. O corpus de análise considerado se organizou a partir de publicações que se situam entre o período de 2012 a 2022, encontradas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEQ), Google Acadêmico, Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química (ECODEQ), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Nossa pesquisa identificou 35 trabalhos, mas apenas 12 foram categorizadas na área de Astronomia Indígena no Ensino de Ciências.Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia in" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1638_TB291_13032023232640.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAEL SANCHES MANOEL" "autor_nome_curto" => "MICAEL" "autor_email" => "micaelsanches34@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92810 "edicao_id" => 307 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1638 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E ASTRONOMIA INDÍGENA: UM ESTADO DA ARTE QUE POSSIBILITA UM NORTE NESTE CENÁRIO" "resumo" => "Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia indígena). Neste sentido, tivemos como intuito conhecer e compreender como ocorre a utilização de recursos associados ao Ara reko (Astronomia indígena) no processo ensino-aprendizagem dos estudantes indígenas da Etnia Guarani/Kaiowá. Com este intuito, realizou-se uma pesquisa que subsidiou o acesso aos trabalhos da área. O corpus de análise considerado se organizou a partir de publicações que se situam entre o período de 2012 a 2022, encontradas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEQ), Google Acadêmico, Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química (ECODEQ), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Nossa pesquisa identificou 35 trabalhos, mas apenas 12 foram categorizadas na área de Astronomia Indígena no Ensino de Ciências.Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia in" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1638_TB291_13032023232640.pdf" "created_at" => "2023-11-09 16:05:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAEL SANCHES MANOEL" "autor_nome_curto" => "MICAEL" "autor_email" => "micaelsanches34@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20" "publicacao_id" => 84 "publicacao_nome" => "Revista ENPEC" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho se trata de um estado da arte elaborado pelos autores que teve como foco perceber a quantidade de trabalhos relacionados a Ara Reko (Astronomia indígena). Neste sentido, tivemos como intuito conhecer e compreender como ocorre a utilização de recursos associados ao Ara reko (Astronomia indígena) no processo ensino-aprendizagem dos estudantes indígenas da Etnia Guarani/Kaiowá. Com este intuito, realizou-se uma pesquisa que subsidiou o acesso aos trabalhos da área. O corpus de análise considerado se organizou a partir de publicações que se situam entre o período de 2012 a 2022, encontradas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEQ), Google Acadêmico, Encontro do Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química (ECODEQ), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Nossa pesquisa identificou 35 trabalhos, mas apenas 12 foram categorizadas na área de Astronomia Indígena no Ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.