GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO
0 of 0"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 85287 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO" "resumo" => """ A FÍSICA É O CAMPO DA CIÊNCIA QUE INVESTIGA OS FENÔMENOS E AS ESTRUTURAS MAIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA, ENTRETANTO, MUITAS VEZES É ENSINADA DE MANEIRA METÓDICA COM EXERCÍCIOS REPETITIVOS, COM MUITAS LEIS E EQUAÇÕES. TAL AFIRMAÇÃO É EVIDENCIADA POR DIOGO E GOBARA (2008), ONDE DIZ QUE O ENSINO DA FÍSICA HOJE É REFLEXO DE UM ENSINO COM CARACTERÍSTICAS DO BRASIL COLÔNIA, COM APRESENTAÇÃO DE LEIS, CONCEITOS, EXERCÍCIOS MERAMENTE REPETITIVOS, COM FÓRMULAS NUMA LINGUAGEM PURAMENTE MATEMÁTICA.\r\n ◀A FÍSICA É O CAMPO DA CIÊNCIA QUE INVESTIGA OS FENÔMENOS E AS ESTRUTURAS MAIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA, ENTRETANTO, MUITAS VEZES É ENSINADA DE MANEIRA METÓDICA ▶ DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, OBSERVAMOS UM DESESTÍMULO EM GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, FATO QUE FOI AGRAVADO COM O IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇÃO, COM O FECHAMENTO DE UNIDADES ESCOLARES, DEMANDANDO FORMAS ALTERNATIVAS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (SENHORAS, 2020).\r\n ◀DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, OBSERVAMOS UM DESESTÍMULO EM GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, FATO QUE FOI AGRAVADO COM O IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇ ▶ O ENSINO DE FÍSICA QUE JÁ POSSUÍA DIFICULDADES, ANTERIORMENTE CITADAS, GANHOU AINDA OUTRO FATOR À FALTA DE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DESTA PROBLEMÁTICA, O PROFESSOR PRECISOU SE ADAPTAR AO DISTANCIAMENTO, E REINVENTAR, PROCURANDO MEIOS DE “PROMOVER UMA EDUCAÇÃO ATIVA FRENTE AO DESAFIO DO ENSINO REMOTO” (DUARTE, 2020, P. 2).\r\n ◀O ENSINO DE FÍSICA QUE JÁ POSSUÍA DIFICULDADES, ANTERIORMENTE CITADAS, GANHOU AINDA OUTRO FATOR À FALTA DE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REM ▶ CONSIDERANDO A REALIDADE APONTADA ANTERIORMENTE E DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO CONSTRUIR UM VÍNCULO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM PERÍODO REMOTO? COMO ENSINAR E AVALIAR DE FORMA LÚDICA? PERGUNTAS ESTAS NORTEARAM NOSSA PROPOSTA VOLTADA PARA AS AULAS DE FÍSICA.\r\n ◀CONSIDERANDO A REALIDADE APONTADA ANTERIORMENTE E DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO CONSTRUIR UM VÍNCULO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM PERÍODO REMOTO? COMO E ▶ SENDO ASSIM, COM O INTUITO RESPONDER TAIS QUESTIONAMENTOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA QUE PROPORCIONASSE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, REALIZANDO UMA GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. A GINCANA FOI ESTRUTURADA PELOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE FÍSICA DO PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, PARA QUE OCORRESSE DE FORMA LÚDICA E COM RIGOR CIENTÍFICO NO MODELO REMOTO. ◀SENDO ASSIM, COM O INTUITO RESPONDER TAIS QUESTIONAMENTOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA QUE PROPORCIONASSE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, REALIZANDO UMA GINCAN ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PIBID, GINCANA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID432_09032022223756.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedropeuenri17@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 85287 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO" "resumo" => """ A FÍSICA É O CAMPO DA CIÊNCIA QUE INVESTIGA OS FENÔMENOS E AS ESTRUTURAS MAIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA, ENTRETANTO, MUITAS VEZES É ENSINADA DE MANEIRA METÓDICA COM EXERCÍCIOS REPETITIVOS, COM MUITAS LEIS E EQUAÇÕES. TAL AFIRMAÇÃO É EVIDENCIADA POR DIOGO E GOBARA (2008), ONDE DIZ QUE O ENSINO DA FÍSICA HOJE É REFLEXO DE UM ENSINO COM CARACTERÍSTICAS DO BRASIL COLÔNIA, COM APRESENTAÇÃO DE LEIS, CONCEITOS, EXERCÍCIOS MERAMENTE REPETITIVOS, COM FÓRMULAS NUMA LINGUAGEM PURAMENTE MATEMÁTICA.\r\n ◀A FÍSICA É O CAMPO DA CIÊNCIA QUE INVESTIGA OS FENÔMENOS E AS ESTRUTURAS MAIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA, ENTRETANTO, MUITAS VEZES É ENSINADA DE MANEIRA METÓDICA ▶ DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, OBSERVAMOS UM DESESTÍMULO EM GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, FATO QUE FOI AGRAVADO COM O IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇÃO, COM O FECHAMENTO DE UNIDADES ESCOLARES, DEMANDANDO FORMAS ALTERNATIVAS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (SENHORAS, 2020).\r\n ◀DURANTE OS ÚLTIMOS ANOS, OBSERVAMOS UM DESESTÍMULO EM GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, FATO QUE FOI AGRAVADO COM O IMPACTO GERADO PELA PANDEMIA (COVID-19) NA EDUCAÇ ▶ O ENSINO DE FÍSICA QUE JÁ POSSUÍA DIFICULDADES, ANTERIORMENTE CITADAS, GANHOU AINDA OUTRO FATOR À FALTA DE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REMOTAS. DIANTE DESTA PROBLEMÁTICA, O PROFESSOR PRECISOU SE ADAPTAR AO DISTANCIAMENTO, E REINVENTAR, PROCURANDO MEIOS DE “PROMOVER UMA EDUCAÇÃO ATIVA FRENTE AO DESAFIO DO ENSINO REMOTO” (DUARTE, 2020, P. 2).\r\n ◀O ENSINO DE FÍSICA QUE JÁ POSSUÍA DIFICULDADES, ANTERIORMENTE CITADAS, GANHOU AINDA OUTRO FATOR À FALTA DE INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS AULAS REM ▶ CONSIDERANDO A REALIDADE APONTADA ANTERIORMENTE E DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO CONSTRUIR UM VÍNCULO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM PERÍODO REMOTO? COMO ENSINAR E AVALIAR DE FORMA LÚDICA? PERGUNTAS ESTAS NORTEARAM NOSSA PROPOSTA VOLTADA PARA AS AULAS DE FÍSICA.\r\n ◀CONSIDERANDO A REALIDADE APONTADA ANTERIORMENTE E DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO CONSTRUIR UM VÍNCULO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM PERÍODO REMOTO? COMO E ▶ SENDO ASSIM, COM O INTUITO RESPONDER TAIS QUESTIONAMENTOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA QUE PROPORCIONASSE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, REALIZANDO UMA GINCANA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. A GINCANA FOI ESTRUTURADA PELOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE FÍSICA DO PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, PARA QUE OCORRESSE DE FORMA LÚDICA E COM RIGOR CIENTÍFICO NO MODELO REMOTO. ◀SENDO ASSIM, COM O INTUITO RESPONDER TAIS QUESTIONAMENTOS, BUSCAMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA QUE PROPORCIONASSE INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, REALIZANDO UMA GINCAN ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PIBID, GINCANA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID432_09032022223756.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedropeuenri17@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }