Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA E A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Palavra-chaves: ARTE E CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, AUGUSTO DOS ANJOS, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81451 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2820 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ORIUNDAS DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PATOS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, AO QUAL FEZ-SE USO DA ARTE NA FORMA DE LITERATURA POÉTICA, COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DA FÍSICA E O COTIDIANO DOS DISCENTES. BUSCOU-SE DESSA FORMA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, PROCURANDO ESTABELECER UMA SITUAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ARTE E CIÊNCIA DE MANEIRA QUE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO SE RESTRINJA AO OBJETO DO CONHECIMENTO. A ESCOLHA DO POETA PARAIBANO AUGUSTO DOS ANJOS, COMO O REPRESENTANTE LITERÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO, SE DEU PELA FORTE UTILIZAÇÃO DE TERMOS CIENTÍFICO EM SEUS POEMAS. OS TEMAS TRABALHADOS FORAM ESCOLHIDOS TENDO EM VISTA O FAVORECIMENTO DA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS, DE MODO QUE OS ALUNOS PUDESSEM REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE JÁ POSSUI E OS NOVOS CONHECIMENTOS ESTUDADOS. SENDO ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO É APRESENTAR A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE PARA QUE OS ESTUDANTES PERCEBAM PRINCIPALMENTE AQUELES QUE POSSUEM UMA VISÃO MATEMATIZADA DA FÍSICA, QUE A FÍSICA PODE SER COMPREENDIDA ATRAVÉS DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS, NO CASO A POESIA, E NÃO APENAS POR MEIO DE FÓRMULAS ABSTRATAS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ORIUNDAS DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARTE E CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, AUGUSTO DOS ANJOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID417_04112021071402.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA" "autor_nome_curto" => "KALINKA MEIRA" "autor_email" => "kalinkawaldereameira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81451 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2820 "inscrito_id" => 417 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ORIUNDAS DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PATOS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, AO QUAL FEZ-SE USO DA ARTE NA FORMA DE LITERATURA POÉTICA, COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DA FÍSICA E O COTIDIANO DOS DISCENTES. BUSCOU-SE DESSA FORMA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, PROCURANDO ESTABELECER UMA SITUAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ARTE E CIÊNCIA DE MANEIRA QUE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO SE RESTRINJA AO OBJETO DO CONHECIMENTO. A ESCOLHA DO POETA PARAIBANO AUGUSTO DOS ANJOS, COMO O REPRESENTANTE LITERÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO, SE DEU PELA FORTE UTILIZAÇÃO DE TERMOS CIENTÍFICO EM SEUS POEMAS. OS TEMAS TRABALHADOS FORAM ESCOLHIDOS TENDO EM VISTA O FAVORECIMENTO DA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS, DE MODO QUE OS ALUNOS PUDESSEM REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE JÁ POSSUI E OS NOVOS CONHECIMENTOS ESTUDADOS. SENDO ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO É APRESENTAR A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE PARA QUE OS ESTUDANTES PERCEBAM PRINCIPALMENTE AQUELES QUE POSSUEM UMA VISÃO MATEMATIZADA DA FÍSICA, QUE A FÍSICA PODE SER COMPREENDIDA ATRAVÉS DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS, NO CASO A POESIA, E NÃO APENAS POR MEIO DE FÓRMULAS ABSTRATAS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ORIUNDAS DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARTE E CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, AUGUSTO DOS ANJOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID417_04112021071402.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA" "autor_nome_curto" => "KALINKA MEIRA" "autor_email" => "kalinkawaldereameira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ORIUNDAS DAS ATIVIDADES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PATOS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL, AO QUAL FEZ-SE USO DA ARTE NA FORMA DE LITERATURA POÉTICA, COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS DA FÍSICA E O COTIDIANO DOS DISCENTES. BUSCOU-SE DESSA FORMA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, PROCURANDO ESTABELECER UMA SITUAÇÃO DIALÓGICA ENTRE ARTE E CIÊNCIA DE MANEIRA QUE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO SE RESTRINJA AO OBJETO DO CONHECIMENTO. A ESCOLHA DO POETA PARAIBANO AUGUSTO DOS ANJOS, COMO O REPRESENTANTE LITERÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO, SE DEU PELA FORTE UTILIZAÇÃO DE TERMOS CIENTÍFICO EM SEUS POEMAS. OS TEMAS TRABALHADOS FORAM ESCOLHIDOS TENDO EM VISTA O FAVORECIMENTO DA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS, DE MODO QUE OS ALUNOS PUDESSEM REFLETIR SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE JÁ POSSUI E OS NOVOS CONHECIMENTOS ESTUDADOS. SENDO ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO É APRESENTAR A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE PARA QUE OS ESTUDANTES PERCEBAM PRINCIPALMENTE AQUELES QUE POSSUEM UMA VISÃO MATEMATIZADA DA FÍSICA, QUE A FÍSICA PODE SER COMPREENDIDA ATRAVÉS DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS CULTURAIS, NO CASO A POESIA, E NÃO APENAS POR MEIO DE FÓRMULAS ABSTRATAS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.