Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE ATIVIDADE ACERCA DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COMO OBJETO DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Palavra-chaves: EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, PROPOSTA DE ATIVIDADE, Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79774 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "PROPOSTA DE ATIVIDADE ACERCA DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COMO OBJETO DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) CONTEXTUALIZADAS A GÊNEROS TEXTUAIS (MARCUSCHI, 2010). A METODOLOGIA PELA QUAL SEGUIMOS É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE TEÓRICOS COMO SANTOS (2012), APRESENTAMOS PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS E HISTÓRICAS ACERCA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS; SILVA (1997), PARA REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONCEBENDO CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA; MARTINS (2013), QUE APRESENTA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE LÍNGUAS FUNCIONAL, CONSIDERANDO AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO DA LINGUAGEM. AO FIM, REFLETIMOS COMO AS EI PODEM SER UM FENÔMENO RELEVANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DOS/AS DISCENTES E PERMITINDO UM CONHECIMENTO DA LÍNGUA QUE VAI ALÉM DE CONHECIMENTOS ESTRITAMENTE GRAMATICAIS.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, PROPOSTA DE ATIVIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID1293_27072021102535.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILENE KELLY DE SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "DILENE SOUZA" "autor_email" => "dilenekelly123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79774 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 1293 "titulo" => "PROPOSTA DE ATIVIDADE ACERCA DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS COMO OBJETO DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) CONTEXTUALIZADAS A GÊNEROS TEXTUAIS (MARCUSCHI, 2010). A METODOLOGIA PELA QUAL SEGUIMOS É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE TEÓRICOS COMO SANTOS (2012), APRESENTAMOS PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS E HISTÓRICAS ACERCA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS; SILVA (1997), PARA REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONCEBENDO CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA; MARTINS (2013), QUE APRESENTA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE LÍNGUAS FUNCIONAL, CONSIDERANDO AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO DA LINGUAGEM. AO FIM, REFLETIMOS COMO AS EI PODEM SER UM FENÔMENO RELEVANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DOS/AS DISCENTES E PERMITINDO UM CONHECIMENTO DA LÍNGUA QUE VAI ALÉM DE CONHECIMENTOS ESTRITAMENTE GRAMATICAIS.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO, PROPOSTA DE ATIVIDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID1293_27072021102535.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILENE KELLY DE SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "DILENE SOUZA" "autor_email" => "dilenekelly123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) CONTEXTUALIZADAS A GÊNEROS TEXTUAIS (MARCUSCHI, 2010). A METODOLOGIA PELA QUAL SEGUIMOS É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE TEÓRICOS COMO SANTOS (2012), APRESENTAMOS PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS E HISTÓRICAS ACERCA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS; SILVA (1997), PARA REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONCEBENDO CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA; MARTINS (2013), QUE APRESENTA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE LÍNGUAS FUNCIONAL, CONSIDERANDO AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO DA LINGUAGEM. AO FIM, REFLETIMOS COMO AS EI PODEM SER UM FENÔMENO RELEVANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DOS/AS DISCENTES E PERMITINDO UM CONHECIMENTO DA LÍNGUA QUE VAI ALÉM DE CONHECIMENTOS ESTRITAMENTE GRAMATICAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.