Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, GÊNERO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, Comunicação Oral (CO) GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades
0 of 0
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75707 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, GÊNERO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID1033_07042021134224.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "KLEBER" "autor_email" => "klebersonalbuquerque@gmai" "autor_ies" => "UNICID" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75707 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GÊNERO E A FORMAÇÃO DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA, GÊNERO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID1033_07042021134224.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "KLEBER" "autor_email" => "klebersonalbuquerque@gmai" "autor_ies" => "UNICID" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.