Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, , Pôster (PO) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
0 of 0
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75437 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS.O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5c263649_20082021110138.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN FABIANO MARCATO LAMANA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeanlamana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75437 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS.O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5c263649_20082021110138.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN FABIANO MARCATO LAMANA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeanlamana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.