Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, SAÚDE Pôster (PO) GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
0 of 0
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64696 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO.ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID852_17102019204411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64696 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO.ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA28_ID852_17102019204411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA MEDEIROS" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS ? VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE ? TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E ? MEMORIZAÇÃO DE FATOS, S?MBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS E A DESVINCULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO QUÍMICO E O COTIDIANO. ESSA PRÁTICA TEM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE NÃO CONSEGUEM PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE AQUILO QUE ESTUDA NA SALA DE AULA, A NATUREZA E A SUA PRÓPRIA VIDA. DIANTE DO CONTEXTO APRESENTADO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS PELA RESIDENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DE REGÊNCIA DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE ORIENTAÇÃO DA PRECEPTORA E COORDENAR DO SUB PROJETO. OS CONTEÚDOS TRABALHADOS FORAM SOLUÇÕES, CIN?TICA QUÍMICA, E ENTALPIA, SENDO MINISTRADOS ATRAVÉS DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAL. TODAS AS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS SEGUINDO OS CRITÉRIOS DA BNCC, PCN+ .TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COM SUCESSO, OBTENDO RESULTADOS DE BOM TAMANHO. MAIS UMA VEZ, TRABALHOS COMO ESSE DESENVOLVIDOS, PROVAM O EFEITO QUE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA CAPES, COMO O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURTE TANTO NA VIDA DO LICENCIADO, COMO NA VIDA DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.