Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A PESQUISA NA FORMAÇÃO SUPERIOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS PUBLICAS

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES Comunicação Oral (CO) A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA
0 of 0
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6239 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO SUPERIOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS PUBLICAS" "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas por meio do trabalho com a Pedagogia de Projetos exercido por professoras de uma escola municipal da rede pública de Parnaíba/PI. A Pedagogia de Projetos permite trabalhar com os temas transversais, aproximando cada vez mais o educando com a sua realidade social e cultural através de práticas interdisciplinares. A pesquisa que desenvolvemos tem como fundamento teórico-metodológico a abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso do tipo etnográfico. Baseamos nossa pesquisa em teóricos como Fazenda (1995), Nogueira (2005), Cervi (2008) e outros. Identificamos que a Pedagogia de Projetos é um espaço rico de pesquisa que deva envolver então a direção, coordenação, professores, educandos e comunidade escolar. Para isso há necessidade de um projeto bem elaborado e organizado, que seja capaz de gerar práticas duradouras, práticas que versam contributos na formação do licenciando na sua formação inicial.Este artigo apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas por meio do trabalho com a Pedagogia de Projetos exercido por professoras de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_10_33_17_idinscrito_698_d38da75a02f816641e76f32e3fde0715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JUNIO LIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS JUNIO" "autor_email" => "marcos-junio10@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6239 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 698 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO SUPERIOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS PUBLICAS" "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas por meio do trabalho com a Pedagogia de Projetos exercido por professoras de uma escola municipal da rede pública de Parnaíba/PI. A Pedagogia de Projetos permite trabalhar com os temas transversais, aproximando cada vez mais o educando com a sua realidade social e cultural através de práticas interdisciplinares. A pesquisa que desenvolvemos tem como fundamento teórico-metodológico a abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso do tipo etnográfico. Baseamos nossa pesquisa em teóricos como Fazenda (1995), Nogueira (2005), Cervi (2008) e outros. Identificamos que a Pedagogia de Projetos é um espaço rico de pesquisa que deva envolver então a direção, coordenação, professores, educandos e comunidade escolar. Para isso há necessidade de um projeto bem elaborado e organizado, que seja capaz de gerar práticas duradouras, práticas que versam contributos na formação do licenciando na sua formação inicial.Este artigo apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas por meio do trabalho com a Pedagogia de Projetos exercido por professoras de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_10_33_17_idinscrito_698_d38da75a02f816641e76f32e3fde0715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JUNIO LIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS JUNIO" "autor_email" => "marcos-junio10@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca de práticas pedagógicas por meio do trabalho com a Pedagogia de Projetos exercido por professoras de uma escola municipal da rede pública de Parnaíba/PI. A Pedagogia de Projetos permite trabalhar com os temas transversais, aproximando cada vez mais o educando com a sua realidade social e cultural através de práticas interdisciplinares. A pesquisa que desenvolvemos tem como fundamento teórico-metodológico a abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso do tipo etnográfico. Baseamos nossa pesquisa em teóricos como Fazenda (1995), Nogueira (2005), Cervi (2008) e outros. Identificamos que a Pedagogia de Projetos é um espaço rico de pesquisa que deva envolver então a direção, coordenação, professores, educandos e comunidade escolar. Para isso há necessidade de um projeto bem elaborado e organizado, que seja capaz de gerar práticas duradouras, práticas que versam contributos na formação do licenciando na sua formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.