Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61306 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 640 "inscrito_id" => 6769 "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E REGULATÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DISCUTE-SE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ESTA VEM CONQUISTANDO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UM LUGAR DE EXPERIÊNCIAS E RELAÇÕES, POSSIBILITANDO À CRIANÇA FREQUENTAR A ESCOLA REGULAR, COM CURRÍCULO E RECURSOS EDUCATIVOS ESPECÍFICOS PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES. ENTRETANTO, ESTE TRABALHO MOSTRARÁ QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER FEITO NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE REGULATÓRIAS. APESAR DO DIREITO À EDUCAÇÃO POSSUIR PROTEÇÃO JURÍDICA INEGOCIÁVEL, ESTANDO ASSEGURADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ARTIGOS 53 E 227), E LDB (ARTIGO 5º), HÁ CONSENSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AVANÇAR NA DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EFETIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. AS DIVERGÊNCIAS CONCENTRAM-SE NAS ESTRUTURAS E NOS MECANISMOS PARA LEVAR ESSAS POLÍTICAS ADIANTE. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE É PRECISO DEFENDER O DIREITO À EDUCAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS, PREFERENCIALMENTE EM INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO, EXIGINDO AÇÕES MAIS IMEDIATAS DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DESSE DIREITO.A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E REGULATÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DISCUTE-SE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ESTA VEM " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6769_23072019205941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "bruscato@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIFESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61306 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 640 "inscrito_id" => 6769 "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E REGULATÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DISCUTE-SE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ESTA VEM CONQUISTANDO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UM LUGAR DE EXPERIÊNCIAS E RELAÇÕES, POSSIBILITANDO À CRIANÇA FREQUENTAR A ESCOLA REGULAR, COM CURRÍCULO E RECURSOS EDUCATIVOS ESPECÍFICOS PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES. ENTRETANTO, ESTE TRABALHO MOSTRARÁ QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER FEITO NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE REGULATÓRIAS. APESAR DO DIREITO À EDUCAÇÃO POSSUIR PROTEÇÃO JURÍDICA INEGOCIÁVEL, ESTANDO ASSEGURADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ARTIGOS 53 E 227), E LDB (ARTIGO 5º), HÁ CONSENSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AVANÇAR NA DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EFETIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. AS DIVERGÊNCIAS CONCENTRAM-SE NAS ESTRUTURAS E NOS MECANISMOS PARA LEVAR ESSAS POLÍTICAS ADIANTE. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE É PRECISO DEFENDER O DIREITO À EDUCAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS, PREFERENCIALMENTE EM INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO, EXIGINDO AÇÕES MAIS IMEDIATAS DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DESSE DIREITO.A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E REGULATÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DISCUTE-SE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ESTA VEM " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITO À EDUCAÇÃO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID6769_23072019205941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA CRISTIANE MARASCHIN BRUSCATO" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "bruscato@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIFESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS E REGULATÓRIAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO, DISCUTE-SE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ESTA VEM CONQUISTANDO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UM LUGAR DE EXPERIÊNCIAS E RELAÇÕES, POSSIBILITANDO À CRIANÇA FREQUENTAR A ESCOLA REGULAR, COM CURRÍCULO E RECURSOS EDUCATIVOS ESPECÍFICOS PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES. ENTRETANTO, ESTE TRABALHO MOSTRARÁ QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER FEITO NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE REGULATÓRIAS. APESAR DO DIREITO À EDUCAÇÃO POSSUIR PROTEÇÃO JURÍDICA INEGOCIÁVEL, ESTANDO ASSEGURADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ARTIGOS 53 E 227), E LDB (ARTIGO 5º), HÁ CONSENSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AVANÇAR NA DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EFETIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. AS DIVERGÊNCIAS CONCENTRAM-SE NAS ESTRUTURAS E NOS MECANISMOS PARA LEVAR ESSAS POLÍTICAS ADIANTE. COM ISSO, CONCLUI-SE QUE É PRECISO DEFENDER O DIREITO À EDUCAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS, PREFERENCIALMENTE EM INSTITUIÇÕES REGULARES DE ENSINO, EXIGINDO AÇÕES MAIS IMEDIATAS DO PODER PÚBLICO NA GARANTIA DESSE DIREITO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.