Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA.

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, , ENSINO DE BIOLOGIA, , ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA." "resumo" => """ RESUMO \r\n AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5513 "inscrito_id" => 5522 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ECOLOGIA." "resumo" => """ RESUMO \r\n AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS,, ENSINO DE BIOLOGIA,, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5522_03102019162255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUDIA MARTINS BALBINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÁUDIA MARTINS" "autor_email" => "glaudiamartins@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.