Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO E RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGOGICO, FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59335 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5782 "inscrito_id" => 10983 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO E RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDUCATIVO E RESPONSÁVEL PELA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR, FRUTO DO ÁRDUO TRABALHO DESSE PROFISSIONAL QUE, NA SUA PRÁTICA DIÁRIA, ESTABELECE VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE OS PARES, DE MANEIRA QUE TODOS SINTAM-SE PARTE DO PROCESSO E CORRESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS. APRESENTAMOS O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA COM O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ? PARA RESPONDERMOS A ESSE QUESTIONAMENTO TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FIRMA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO ARTICULADO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO, QUE TAMBÉM É UM PROMOTOR DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES, TEM CONTRIBUÍDO PARA O ALCANCE EXPRESSIVO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, POIS O MESMO PROPÕE FORMAÇÃO QUE LEVA O PROFESSOR A REFLETIR ACERCA DE SUA PRÁTICA, SOBRETUDO PAUTADA NAS MAIS VARIADAS LITERATURAS E ESTUDOS, CONTANDO TAMBÉM COM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR ELES EM SALA DE AULA, OU NO LÓCUS DA ESCOLA.ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGOGICO, FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10983_03102019215807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA FÁTIMA DA CONCEIÇÃO CUNHA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA FÁTIMA" "autor_email" => "luciacunha20@hotmail.com" "autor_ies" => "UTIC - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59335 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5782 "inscrito_id" => 10983 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO E RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDUCATIVO E RESPONSÁVEL PELA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR, FRUTO DO ÁRDUO TRABALHO DESSE PROFISSIONAL QUE, NA SUA PRÁTICA DIÁRIA, ESTABELECE VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE OS PARES, DE MANEIRA QUE TODOS SINTAM-SE PARTE DO PROCESSO E CORRESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS. APRESENTAMOS O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA COM O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ? PARA RESPONDERMOS A ESSE QUESTIONAMENTO TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FIRMA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO ARTICULADO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO, QUE TAMBÉM É UM PROMOTOR DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES, TEM CONTRIBUÍDO PARA O ALCANCE EXPRESSIVO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, POIS O MESMO PROPÕE FORMAÇÃO QUE LEVA O PROFESSOR A REFLETIR ACERCA DE SUA PRÁTICA, SOBRETUDO PAUTADA NAS MAIS VARIADAS LITERATURAS E ESTUDOS, CONTANDO TAMBÉM COM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR ELES EM SALA DE AULA, OU NO LÓCUS DA ESCOLA.ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGOGICO, FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10983_03102019215807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA FÁTIMA DA CONCEIÇÃO CUNHA" "autor_nome_curto" => "LÚCIA FÁTIMA" "autor_email" => "luciacunha20@hotmail.com" "autor_ies" => "UTIC - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR, CONSIDERANDO SUA ATUAÇÃO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO EDUCATIVO E RESPONSÁVEL PELA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR, FRUTO DO ÁRDUO TRABALHO DESSE PROFISSIONAL QUE, NA SUA PRÁTICA DIÁRIA, ESTABELECE VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE OS PARES, DE MANEIRA QUE TODOS SINTAM-SE PARTE DO PROCESSO E CORRESPONSÁVEIS PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS. APRESENTAMOS O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA COM O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ? PARA RESPONDERMOS A ESSE QUESTIONAMENTO TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL: CONHECER A RELEVÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, ENQUANTO FORMADOR EM SERVIÇO, PARA O AVANÇO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PIAUÍ. O PERCURSO METODOLÓGICO UTILIZADO PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FIRMA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. POR FIM, EVIDENCIAMOS QUE O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO ARTICULADO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO, QUE TAMBÉM É UM PROMOTOR DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES, TEM CONTRIBUÍDO PARA O ALCANCE EXPRESSIVO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, POIS O MESMO PROPÕE FORMAÇÃO QUE LEVA O PROFESSOR A REFLETIR ACERCA DE SUA PRÁTICA, SOBRETUDO PAUTADA NAS MAIS VARIADAS LITERATURAS E ESTUDOS, CONTANDO TAMBÉM COM AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIAS POR ELES EM SALA DE AULA, OU NO LÓCUS DA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.