Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGENS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO EM METODOLOGIA DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA DA MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59127 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5567 "inscrito_id" => 15011 "titulo" => "APRENDIZAGENS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO EM METODOLOGIA DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. PARA NORTEAR O TRABALHO ELENCARAM-SE AS SEGUINTES PERGUNTAS: COMO PROMOVER PRAZEROSAMENTE O LETRAMENTO MATEMÁTICO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS? COMO ESTÁ OCORRENDO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS, TENDO EM VISTA A PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? PARA TANTO, ADOTOU-SE COMO APORTE TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: D’AMBROSIO (2010), BALDINO (1991) E FIORENTINI (1995), ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO, QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS RESULTADOS INDICAM QUE QUANDO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZAM DIFERENTES LINGUAGENS E CONSIDERAM A EXPERIÊNCIA DO EDUCANDO, TÊM-SE A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. ALÉM DO QUE, MOSTRA QUE OCORRE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANDO SE INCLUI PRÁTICAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDER" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA DA MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID15011_03102019181638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA COSTA" "autor_email" => "jessica-oliveiralenner@ho" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59127 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5567 "inscrito_id" => 15011 "titulo" => "APRENDIZAGENS DISCENTES NO PROCESSO DE ENSINO EM METODOLOGIA DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. PARA NORTEAR O TRABALHO ELENCARAM-SE AS SEGUINTES PERGUNTAS: COMO PROMOVER PRAZEROSAMENTE O LETRAMENTO MATEMÁTICO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS? COMO ESTÁ OCORRENDO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS, TENDO EM VISTA A PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? PARA TANTO, ADOTOU-SE COMO APORTE TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: D’AMBROSIO (2010), BALDINO (1991) E FIORENTINI (1995), ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO, QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS RESULTADOS INDICAM QUE QUANDO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZAM DIFERENTES LINGUAGENS E CONSIDERAM A EXPERIÊNCIA DO EDUCANDO, TÊM-SE A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. ALÉM DO QUE, MOSTRA QUE OCORRE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANDO SE INCLUI PRÁTICAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDER" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA DA MATEMÁTICA, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID15011_03102019181638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA COSTA" "autor_email" => "jessica-oliveiralenner@ho" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA “METODOLOGIA DA MATEMÁTICA”, MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. PARA NORTEAR O TRABALHO ELENCARAM-SE AS SEGUINTES PERGUNTAS: COMO PROMOVER PRAZEROSAMENTE O LETRAMENTO MATEMÁTICO FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS EDUCANDOS NOS ANOS INICIAIS? COMO ESTÁ OCORRENDO À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS, TENDO EM VISTA A PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA? PARA TANTO, ADOTOU-SE COMO APORTE TEÓRICO OS SEGUINTES AUTORES: D’AMBROSIO (2010), BALDINO (1991) E FIORENTINI (1995), ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO, QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS RESULTADOS INDICAM QUE QUANDO AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZAM DIFERENTES LINGUAGENS E CONSIDERAM A EXPERIÊNCIA DO EDUCANDO, TÊM-SE A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. ALÉM DO QUE, MOSTRA QUE OCORRE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANDO SE INCLUI PRÁTICAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.