Artigo Anais II CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

CONCEPÇÕES DE ENVELHECIMENTO/IDOSO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: UATI, DOCÊNCIA, ENVELHECIMENTO, IDOSO Comunicação Oral (CO) AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade
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A ideia se propagou para a maioria dos países que enfrentam o envelhecimento populacional. No Brasil, embora encontrados por diferentes nomenclaturas, tinha no ano de 2015 o registro de 36 Universidades Públicas Federais com programas com tais características. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com 13 professores que atuaram em um projeto UATI em uma universidade pública no estado do Paraná com o objetivo de elucidar as suas concepções a respeito do envelhecimento/idoso. Os resultados obtidos indicam tanto a presença de concepções associadas a um envelhecimento ativo, como de pessoas experientes ou sábios, devido seus caminhos já trilhados e o envelhecer como um estado de espírito. Por outro lado, concepções de envelhecimento como um fator biológico, que enfatizam as perdas resultantes do processo de envelhecimento também foram mencionadas. Conclui-se que os docentes que atuaram no projeto possuem uma concepção diversificada a respeito do idoso ou do processo do envelhecimento, essas concepções são construídas através das construções sociais ou conceitos biológicos pautando pela ciência.O projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) surgiu na França em 1973, com o objetivo de tirar os idosos do isolamento e propiciar-lhes saúde, energia" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: Universidades Abertas à Terceira Idade" "palavra_chave" => "UATI, DOCÊNCIA, ENVELHECIMENTO, IDOSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV114_MD1_SA12_ID289_01102018085507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-09 19:07:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "BRUNO DIAS DE CARVALHO" "autor_email" => "brunopsicoach@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cneh" "edicao_nome" => "Anais II CNEH" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cneh/2018" "edicao_logo" => "5e49f6503c6b5_16022020231128.png" "edicao_capa" => "5f183e545df20_22072020102540.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 34 "publicacao_nome" => "Anais CNEH" "publicacao_codigo" => "2526-1908" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50307 "edicao_id" => 102 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ENVELHECIMENTO/IDOSO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "O projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) surgiu na França em 1973, com o objetivo de tirar os idosos do isolamento e propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida, bem como modificar sua imagem diante da sociedade, visto que há uma nova construção social de velhice que vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais desde o pós-guerra. A ideia se propagou para a maioria dos países que enfrentam o envelhecimento populacional. No Brasil, embora encontrados por diferentes nomenclaturas, tinha no ano de 2015 o registro de 36 Universidades Públicas Federais com programas com tais características. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com 13 professores que atuaram em um projeto UATI em uma universidade pública no estado do Paraná com o objetivo de elucidar as suas concepções a respeito do envelhecimento/idoso. Os resultados obtidos indicam tanto a presença de concepções associadas a um envelhecimento ativo, como de pessoas experientes ou sábios, devido seus caminhos já trilhados e o envelhecer como um estado de espírito. Por outro lado, concepções de envelhecimento como um fator biológico, que enfatizam as perdas resultantes do processo de envelhecimento também foram mencionadas. 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Publicado em 21 de novembro de 2018

Resumo

O projeto Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) surgiu na França em 1973, com o objetivo de tirar os idosos do isolamento e propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida, bem como modificar sua imagem diante da sociedade, visto que há uma nova construção social de velhice que vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais desde o pós-guerra. A ideia se propagou para a maioria dos países que enfrentam o envelhecimento populacional. No Brasil, embora encontrados por diferentes nomenclaturas, tinha no ano de 2015 o registro de 36 Universidades Públicas Federais com programas com tais características. Diante do exposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com 13 professores que atuaram em um projeto UATI em uma universidade pública no estado do Paraná com o objetivo de elucidar as suas concepções a respeito do envelhecimento/idoso. Os resultados obtidos indicam tanto a presença de concepções associadas a um envelhecimento ativo, como de pessoas experientes ou sábios, devido seus caminhos já trilhados e o envelhecer como um estado de espírito. Por outro lado, concepções de envelhecimento como um fator biológico, que enfatizam as perdas resultantes do processo de envelhecimento também foram mencionadas. Conclui-se que os docentes que atuaram no projeto possuem uma concepção diversificada a respeito do idoso ou do processo do envelhecimento, essas concepções são construídas através das construções sociais ou conceitos biológicos pautando pela ciência.

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