Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45993 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Esse texto trata de uma pesquisa realizada com licenciandos em Pedagogia de uma instituição particular de ensino no estado de Pernambuco, e teve como principal objetivo investigar como os licenciandos concebem o conceito de interdisciplinaridade e identificar as principais dificuldades relacionadas à implantação de práticas interdisciplinares na educação básica. Através da aplicação da Sequência Didática Interativa (SDI) os licenciandos expressaram suas concepções, e os resultados apontam que embora exista um esforço em trabalhar práticas interdisciplinares no ensino básico, ainda são muitas as dificuldades que impedem a sua efetivação no processo ensino-aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que se faz necessário uma maior reflexão e estudos visando a superação de um ensino descontextualizado e fragmentado, para uma prática docente contextualizada que integre os conteúdos específicos de cada disciplina através da associação com diferentes conhecimentos.Esse texto trata de uma pesquisa realizada com licenciandos em Pedagogia de uma instituição particular de ensino no estado de Pernambuco, e teve como principal " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2112_09092018140028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA CINTHIA GOMES DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "SUZANA MEDEIROS" "autor_email" => "suzanabiologia2011@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45993 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 2112 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Esse texto trata de uma pesquisa realizada com licenciandos em Pedagogia de uma instituição particular de ensino no estado de Pernambuco, e teve como principal objetivo investigar como os licenciandos concebem o conceito de interdisciplinaridade e identificar as principais dificuldades relacionadas à implantação de práticas interdisciplinares na educação básica. Através da aplicação da Sequência Didática Interativa (SDI) os licenciandos expressaram suas concepções, e os resultados apontam que embora exista um esforço em trabalhar práticas interdisciplinares no ensino básico, ainda são muitas as dificuldades que impedem a sua efetivação no processo ensino-aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que se faz necessário uma maior reflexão e estudos visando a superação de um ensino descontextualizado e fragmentado, para uma prática docente contextualizada que integre os conteúdos específicos de cada disciplina através da associação com diferentes conhecimentos.Esse texto trata de uma pesquisa realizada com licenciandos em Pedagogia de uma instituição particular de ensino no estado de Pernambuco, e teve como principal " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID2112_09092018140028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA CINTHIA GOMES DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "SUZANA MEDEIROS" "autor_email" => "suzanabiologia2011@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse texto trata de uma pesquisa realizada com licenciandos em Pedagogia de uma instituição particular de ensino no estado de Pernambuco, e teve como principal objetivo investigar como os licenciandos concebem o conceito de interdisciplinaridade e identificar as principais dificuldades relacionadas à implantação de práticas interdisciplinares na educação básica. Através da aplicação da Sequência Didática Interativa (SDI) os licenciandos expressaram suas concepções, e os resultados apontam que embora exista um esforço em trabalhar práticas interdisciplinares no ensino básico, ainda são muitas as dificuldades que impedem a sua efetivação no processo ensino-aprendizagem. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que se faz necessário uma maior reflexão e estudos visando a superação de um ensino descontextualizado e fragmentado, para uma prática docente contextualizada que integre os conteúdos específicos de cada disciplina através da associação com diferentes conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.