Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TEORIA E PRÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUATRO OPERAÇÕES Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
0 of 0
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43355 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho consiste em relatar um projeto aplicado na turma de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG/Cuité. Esta disciplina está associada à prática no processo de formação de professores na qual é necessário o conhecimento das metodologias de ensino. Um grande dilema enfrentado pelas escolas brasileiras seria justamente que alguns alunos do ensino fundamental I e II não conseguem acompanhar os demais colegas em relação ao desenvolvimento por diversos fatores. Segundo dados de uma escola municipal da cidade de Cuité – PB, que está incluso nesta estatística os alunos da turma do 7°Ano “C” que demonstram dificuldades expressivas e dispersão nas aulas. Sendo uma turma difícil de ministrar aulas, pois problemas familiares refletem na vida escolar destes alunos que estão a dois anos consecutivos nesta mesma turma. Assim foi desenvolvido um projeto de intervenção voltado especialmente para esta turma, tendo como foco o ensino das quatro operações, fazendo o uso da resolução de problemas. Após a finalização desta intervenção foi possível notar uma grande evolução dos alunos em diversos aspectos, como: melhoria nas notas, comportamento em sala, interesse pela matemática.O presente trabalho consiste em relatar um projeto aplicado na turma de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG/Cuité. Esta dis" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "TEORIA E PRÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID465_03062018183450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAILDE FELIX MARQUES" "autor_nome_curto" => "ANAILDE FELIX" "autor_email" => "anaildefelixmarques@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43355 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho consiste em relatar um projeto aplicado na turma de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG/Cuité. Esta disciplina está associada à prática no processo de formação de professores na qual é necessário o conhecimento das metodologias de ensino. Um grande dilema enfrentado pelas escolas brasileiras seria justamente que alguns alunos do ensino fundamental I e II não conseguem acompanhar os demais colegas em relação ao desenvolvimento por diversos fatores. Segundo dados de uma escola municipal da cidade de Cuité – PB, que está incluso nesta estatística os alunos da turma do 7°Ano “C” que demonstram dificuldades expressivas e dispersão nas aulas. Sendo uma turma difícil de ministrar aulas, pois problemas familiares refletem na vida escolar destes alunos que estão a dois anos consecutivos nesta mesma turma. Assim foi desenvolvido um projeto de intervenção voltado especialmente para esta turma, tendo como foco o ensino das quatro operações, fazendo o uso da resolução de problemas. Após a finalização desta intervenção foi possível notar uma grande evolução dos alunos em diversos aspectos, como: melhoria nas notas, comportamento em sala, interesse pela matemática.O presente trabalho consiste em relatar um projeto aplicado na turma de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG/Cuité. Esta dis" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "TEORIA E PRÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA10_ID465_03062018183450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAILDE FELIX MARQUES" "autor_nome_curto" => "ANAILDE FELIX" "autor_email" => "anaildefelixmarques@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho consiste em relatar um projeto aplicado na turma de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG/Cuité. Esta disciplina está associada à prática no processo de formação de professores na qual é necessário o conhecimento das metodologias de ensino. Um grande dilema enfrentado pelas escolas brasileiras seria justamente que alguns alunos do ensino fundamental I e II não conseguem acompanhar os demais colegas em relação ao desenvolvimento por diversos fatores. Segundo dados de uma escola municipal da cidade de Cuité – PB, que está incluso nesta estatística os alunos da turma do 7°Ano “C” que demonstram dificuldades expressivas e dispersão nas aulas. Sendo uma turma difícil de ministrar aulas, pois problemas familiares refletem na vida escolar destes alunos que estão a dois anos consecutivos nesta mesma turma. Assim foi desenvolvido um projeto de intervenção voltado especialmente para esta turma, tendo como foco o ensino das quatro operações, fazendo o uso da resolução de problemas. Após a finalização desta intervenção foi possível notar uma grande evolução dos alunos em diversos aspectos, como: melhoria nas notas, comportamento em sala, interesse pela matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.