Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESPACO NÃO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: (RE)DESCOBERTA DA HERANÇA NEGRA EM NOSSA CULTURA

Palavra-chaves: RELAçõES éTNICO-RACIAIS, OFICINA DE GRUPO, OFICINA PEDAGóGICA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38536 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 6189 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESPACO NÃO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: (RE)DESCOBERTA DA HERANÇA NEGRA EM NOSSA CULTURARELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESPACO NÃO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: (RE)DESCOBERTA DA HERANÇA NEGRA EM NOSSA C" "resumo" => "É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporcionar um maior conhecimento dos processos históricos e sociais que englobam as relações étnicas raciais. Nesse sentido, o presente relato de experiência trata de uma sistematização da prática realizada numa ONG (Organização não Governamental) no ano de 2015, com Oficina de Grupo e Oficina Pedagógica. Inicialmente foram contemplados alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, que naquelas desenvolveram uma série de atividades visando uma maior apropriação de sua identidade cultural, estimulando o respeito às diferenças e fortalecendo os educandos com relação às suas origens. Na Oficina Pedagógica foi trabalhada essa temática utilizando-se dos conteúdos de alfabetização e letramento, abordando a leitura e a escrita, servindo como suporte pedagógico para a melhoria do rendimento escolar dos educandos. Verificamos que os resultados demonstrados são de melhoria no desempenho dos educandos envolvidos, tanto no aspecto comportamental quanto no envolvimento das atividades pedagógicas.É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporciona" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAçõES éTNICO-RACIAIS, OFICINA DE GRUPO, OFICINA PEDAGóGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6189_11092017224638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON FELIX VIANA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON VIANA" "autor_email" => "wanviana.edu@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38536 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 6189 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESPACO NÃO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: (RE)DESCOBERTA DA HERANÇA NEGRA EM NOSSA CULTURARELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESPACO NÃO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: (RE)DESCOBERTA DA HERANÇA NEGRA EM NOSSA C" "resumo" => "É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporcionar um maior conhecimento dos processos históricos e sociais que englobam as relações étnicas raciais. Nesse sentido, o presente relato de experiência trata de uma sistematização da prática realizada numa ONG (Organização não Governamental) no ano de 2015, com Oficina de Grupo e Oficina Pedagógica. Inicialmente foram contemplados alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, que naquelas desenvolveram uma série de atividades visando uma maior apropriação de sua identidade cultural, estimulando o respeito às diferenças e fortalecendo os educandos com relação às suas origens. Na Oficina Pedagógica foi trabalhada essa temática utilizando-se dos conteúdos de alfabetização e letramento, abordando a leitura e a escrita, servindo como suporte pedagógico para a melhoria do rendimento escolar dos educandos. Verificamos que os resultados demonstrados são de melhoria no desempenho dos educandos envolvidos, tanto no aspecto comportamental quanto no envolvimento das atividades pedagógicas.É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporciona" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAçõES éTNICO-RACIAIS, OFICINA DE GRUPO, OFICINA PEDAGóGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6189_11092017224638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON FELIX VIANA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON VIANA" "autor_email" => "wanviana.edu@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É de consenso geral que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Indígena é uma temática a ser abordada nos mais diversos âmbitos da educação, a fim de proporcionar um maior conhecimento dos processos históricos e sociais que englobam as relações étnicas raciais. Nesse sentido, o presente relato de experiência trata de uma sistematização da prática realizada numa ONG (Organização não Governamental) no ano de 2015, com Oficina de Grupo e Oficina Pedagógica. Inicialmente foram contemplados alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, que naquelas desenvolveram uma série de atividades visando uma maior apropriação de sua identidade cultural, estimulando o respeito às diferenças e fortalecendo os educandos com relação às suas origens. Na Oficina Pedagógica foi trabalhada essa temática utilizando-se dos conteúdos de alfabetização e letramento, abordando a leitura e a escrita, servindo como suporte pedagógico para a melhoria do rendimento escolar dos educandos. Verificamos que os resultados demonstrados são de melhoria no desempenho dos educandos envolvidos, tanto no aspecto comportamental quanto no envolvimento das atividades pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.