Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PONTO FINAL NAS PRODUÇÕES ESCRITAS: NORMA OU ESTILO?

Palavra-chaves: DISCURSO, PRÁTICAS DE ESCRITA, PONTUAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Identificar o uso do ponto como operador enunciativo de produção de sentido é uma forma de trabalhar o estilo individual, a partir de um recurso léxico-gramatical, permitindo a análise das especificidades da língua. É possível inserir o gênero textual crônica literária no ambiente escolar. Enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como práticas de leitura oral e escrita realizadas de maneira autônoma e, concomitantemente, perceber que o ponto final, embora seja regido pela norma, também opera como recurso estilístico, refratando sua natureza semiótica, na esfera discursiva analisada. A crônica é um gênero textual que está ligado à vivência do aluno e também possui uma linguagem simples que aproxima este das práticas de leitura e escrita no universo escolar de forma leve, prazerosa e espontânea, isto é, um objeto da vida concreta, que pode ser analisado a partir de um plano linguístico ou como fenômeno sociodiscursivo. Assim, para trabalhar o ponto como produtor de sentido, faz-se necessário entender que tal sinal auxilia o leitor na busca do significado, das intenções e dos objetivos do texto e de cada uma de suas partes. Para a construção deste artigo, optou-se pela leitura e análise de textos teóricos que trabalham com tipologia e gêneros textuais/discursivos, estratégias de leitura, usos e funções da pontuação a exemplo de Bakhtin (2000 e 2009); Marcuschi (2008); Koch (2008); Dahlet (2006), entre outros. Trata-se do recorte de uma pesquisa-ação, quanti-qualitativa, de cunho descritivo/ interpretativista, que compõe o projeto de intervenção da autora, do Mestrado Profletras, de Guarabira-PB. Os resultados indicam que o ensino de língua exige práticas de interação correspondentes com a real substância da linguagem, uma vez que os alunos apresentam dificuldades para atividades reflexivas.O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas de escrita em sala de aula, fazendo uma análise do uso do ponto final nas produções dos alunos e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DISCURSO, PRÁTICAS DE ESCRITA, PONTUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4961_09092017191511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANICE GUEDES AQUINO" "autor_nome_curto" => "EVANICE" "autor_email" => "professoraevanice@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37875 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1229 "inscrito_id" => 4961 "titulo" => "O PONTO FINAL NAS PRODUÇÕES ESCRITAS: NORMA OU ESTILO?" 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas de escrita em sala de aula, fazendo uma análise do uso do ponto final nas produções dos alunos e os efeitos de sentido decorrentes desse uso. Para tanto, será utilizado o gênero crônica literária, cujas estratégias e peculiaridades de seu caráter discursivo funcionam como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Identificar o uso do ponto como operador enunciativo de produção de sentido é uma forma de trabalhar o estilo individual, a partir de um recurso léxico-gramatical, permitindo a análise das especificidades da língua. É possível inserir o gênero textual crônica literária no ambiente escolar. Enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como práticas de leitura oral e escrita realizadas de maneira autônoma e, concomitantemente, perceber que o ponto final, embora seja regido pela norma, também opera como recurso estilístico, refratando sua natureza semiótica, na esfera discursiva analisada. A crônica é um gênero textual que está ligado à vivência do aluno e também possui uma linguagem simples que aproxima este das práticas de leitura e escrita no universo escolar de forma leve, prazerosa e espontânea, isto é, um objeto da vida concreta, que pode ser analisado a partir de um plano linguístico ou como fenômeno sociodiscursivo. Assim, para trabalhar o ponto como produtor de sentido, faz-se necessário entender que tal sinal auxilia o leitor na busca do significado, das intenções e dos objetivos do texto e de cada uma de suas partes. Para a construção deste artigo, optou-se pela leitura e análise de textos teóricos que trabalham com tipologia e gêneros textuais/discursivos, estratégias de leitura, usos e funções da pontuação a exemplo de Bakhtin (2000 e 2009); Marcuschi (2008); Koch (2008); Dahlet (2006), entre outros. Trata-se do recorte de uma pesquisa-ação, quanti-qualitativa, de cunho descritivo/ interpretativista, que compõe o projeto de intervenção da autora, do Mestrado Profletras, de Guarabira-PB. Os resultados indicam que o ensino de língua exige práticas de interação correspondentes com a real substância da linguagem, uma vez que os alunos apresentam dificuldades para atividades reflexivas.

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