Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIFICANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A CAATINGA PARA CONTRIBUIR COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA

Palavra-chaves: CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ETNOBIOLOGIA, REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
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Assim, este estudo tem por objetivo analisar qual a percepção de estudantes sobre o bioma caatinga em uma escola pública da Zona Rural do município de Surubim (PE), afim de mostrar a importância dos docentes saberem quais os conhecimentos prévios que os estudantes possuem em relação ao meio em que estão inseridos, para que possam trabalhar questões que envolvam o meio ambiente e sua conservação. Participaram do estudo 26 alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo 17 meninos e nove meninas, com idades entre 11 e 18 anos. Para a coleta de dados os participantes foram convidados a produzir um desenho por meio do estímulo “Faça um desenho que represente tudo que você conhece do bioma caatinga”. Os desenhos foram analisados qualitativamente e seus elementos transcritos para uma planilha utilizando o software Microsoft Office Excel, logo após foram categorizados em elementos naturais, para seres bióticos e abióticos e elementos artificiais, para elementos construídos ou modificados pelo homem. Os resultados mostraram que os alunos ainda apresentam uma percepção naturalista do meio ambiente, a flora foi pouco representada, prevalecendo os seres voadores borboletas e aves, entretanto, nos desenhos nos foi revelada uma riqueza em detalhes da flora da região, com vegetais característicos do bioma caatinga, além de plantas medicinais e árvores frutíferas, mostrando que o estudo da percepção ambiental podem contribuir para que os docentes possam trabalhar diversas questões que envolvam o meio ambiente, por meio das representações que os alunos possuem em relação ao local em que estão inseridos.A percepção ambiental tem contribuído em diversos estudos para analisar como os indivíduos conhecem e se relacionam com o meio em que estão inseridos, colaboran" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ETNOBIOLOGIA, REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID7244_09092017200632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIKELLI SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "GESSIKELLI " "autor_email" => "gessikellisb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37146 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1236 "inscrito_id" => 7244 "titulo" => "IDENTIFICANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A CAATINGA PARA CONTRIBUIR COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "A percepção ambiental tem contribuído em diversos estudos para analisar como os indivíduos conhecem e se relacionam com o meio em que estão inseridos, colaborando para modificações de valores e atitudes. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A percepção ambiental tem contribuído em diversos estudos para analisar como os indivíduos conhecem e se relacionam com o meio em que estão inseridos, colaborando para modificações de valores e atitudes. A caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, é um dos mais degradados no nosso país. Assim, este estudo tem por objetivo analisar qual a percepção de estudantes sobre o bioma caatinga em uma escola pública da Zona Rural do município de Surubim (PE), afim de mostrar a importância dos docentes saberem quais os conhecimentos prévios que os estudantes possuem em relação ao meio em que estão inseridos, para que possam trabalhar questões que envolvam o meio ambiente e sua conservação. Participaram do estudo 26 alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo 17 meninos e nove meninas, com idades entre 11 e 18 anos. Para a coleta de dados os participantes foram convidados a produzir um desenho por meio do estímulo “Faça um desenho que represente tudo que você conhece do bioma caatinga”. Os desenhos foram analisados qualitativamente e seus elementos transcritos para uma planilha utilizando o software Microsoft Office Excel, logo após foram categorizados em elementos naturais, para seres bióticos e abióticos e elementos artificiais, para elementos construídos ou modificados pelo homem. Os resultados mostraram que os alunos ainda apresentam uma percepção naturalista do meio ambiente, a flora foi pouco representada, prevalecendo os seres voadores borboletas e aves, entretanto, nos desenhos nos foi revelada uma riqueza em detalhes da flora da região, com vegetais característicos do bioma caatinga, além de plantas medicinais e árvores frutíferas, mostrando que o estudo da percepção ambiental podem contribuir para que os docentes possam trabalhar diversas questões que envolvam o meio ambiente, por meio das representações que os alunos possuem em relação ao local em que estão inseridos.

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