Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NARRATIVAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, REFORMA, NARRATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Os palestrantes problematizaram a Reforma do Ensino Médio e os impactos para as áreas de humanas e sociais da Educação Básica. Claro que, nesse debate, as questões derivadas da efervescência política em que o Brasil se encontra nos últimos tempos foram também margeadas, pois a Reforma do Ensino Médio está inserida nesse contexto e foi transformada em algo que vai além de uma reforma em uma das etapas do ensino básico brasileiro, se tornando um elemento de alimentação do debate político-partidário, que se desencadeou a partir do impeachment da Presidenta Dilma. Durante aquele evento, foi possível notar nas falas dos palestrantes variáveis político-ideológicas. Isto evidenciou-se na forma como cada um explanou o tema – explicando, arrazoando e/ou desarrazoando sobre a Reforma do Ensino Médio – a partir de uma óptica particular. Essa cena acadêmica deu título e objeto a este trabalho: As narrativas da Reforma do Ensino Médio. 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Ademais, adotamos como questão teórica o conceito de conhecimento poderoso de Michael Young, que consideramos fundamental para entender o papel da escola através dos conflitos de interesses existentes na sociedade mais ampla.A proposta de construção deste artigo surge de questionamentos que foram levantados após uma auspiciosa discursão em uma palestra no auditório do Centro de Dese" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, REFORMA, NARRATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1677_10092017191420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER BERTO DOS SANTOS DINIZ" "autor_nome_curto" => "WAGNER DINIZ" "autor_email" => "wagnerberto.diniz@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35940 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1460 "inscrito_id" => 1677 "titulo" => """ AS NARRATIVAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO:\r\n UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A proposta de construção deste artigo surge de questionamentos que foram levantados após uma auspiciosa discursão em uma palestra no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do semiárido – CDSA/UFCG realizada na noite do dia 5 de junho de 2017. A mesa redonda era composta naquela noite por professores do CDSA/UFCG. Os palestrantes problematizaram a Reforma do Ensino Médio e os impactos para as áreas de humanas e sociais da Educação Básica. Claro que, nesse debate, as questões derivadas da efervescência política em que o Brasil se encontra nos últimos tempos foram também margeadas, pois a Reforma do Ensino Médio está inserida nesse contexto e foi transformada em algo que vai além de uma reforma em uma das etapas do ensino básico brasileiro, se tornando um elemento de alimentação do debate político-partidário, que se desencadeou a partir do impeachment da Presidenta Dilma. Durante aquele evento, foi possível notar nas falas dos palestrantes variáveis político-ideológicas. Isto evidenciou-se na forma como cada um explanou o tema – explicando, arrazoando e/ou desarrazoando sobre a Reforma do Ensino Médio – a partir de uma óptica particular. Essa cena acadêmica deu título e objeto a este trabalho: As narrativas da Reforma do Ensino Médio. Assim, queremos mostrar aqui como tem se desenrolado o debate sobre o Novo Ensino Médio; qual é o perfil de quem defende e de quem é contra essa reforma; e como o contexto político da transição de governo pela qual passou o Brasil recentemente tem sido determinante do conteúdo das narrativas contra e a favor da Reforma do Ensino Médio, que fora aprovada por meio da Medida Provisória 746 de 2016. Para tanto, a análise sociológica aqui empreendida deu-se a partir de uma pesquisa documental realizada em sites que registraram o debate a cerca da reforma em questão. Ademais, adotamos como questão teórica o conceito de conhecimento poderoso de Michael Young, que consideramos fundamental para entender o papel da escola através dos conflitos de interesses existentes na sociedade mais ampla.

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