Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS: AS EVIDÊNCIAS DA PROVA BRASIL 2013

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, APRENDIZAGEM, PROVA BRASIL Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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A utilização das avaliações em larga escala suscitou a produção de pesquisas de investigação dos processos associados ao aprendizado, em que este ocorre em um ambiente no qual existem muitos atores envolvidos, com diversas atribuições. Este artigo é derivado da monografia apresentada ao final do curso de Pedagogia da UFMG e está inserido no campo das discussões de processos associados ao aprendizado, especificamente, as relações entre a gestão escolar e o desempenho. Os gestores escolares vêm assumindo um papel protagonista na melhoria da qualidade do ensino, atribuindo responsabilidades como as de articulação, planejamento, monitoramento e avaliação do ensino. A concepção de gestão democrático-participativa é, atualmente, uma demanda instituída em legislações educacionais e tem sido muito discutida na literatura como uma das formas de alcançar os padrões de qualidade do ensino. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a associação entre itens de gestão democrática e o desempenho dos alunos do 5º ano do ensino fundamental na Prova Brasil 2013. A Prova Brasil consiste em uma avaliação censitária das escolas públicas, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Foram feitas análises descritivas a partir dos questionários contextuais respondidos pelos diretores e alunos, associando variáveis desses questionários às proficiências em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano das escolas públicas brasileiras. Os resultados encontrados por meio das análises descritivas corroboram com a literatura na área sobre a importância de práticas de gestão participativas associadas ao desempenho dos alunos, uma vez que as médias em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano das escolas públicas brasileiras foram maiores para práticas de gestão com tendências mais participativas.A garantia de padrões de qualidade de ensino destacada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 suscitou pesquisas e discussões em busca da definição de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, APRENDIZAGEM, PROVA BRASIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7355_10092017152648.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DE FIGUEIREDO CALDEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA CALDEIRA" "autor_email" => "brunafcaldeira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35249 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1371 "inscrito_id" => 7355 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS: AS EVIDÊNCIAS DA PROVA BRASIL 2013" "resumo" => "A garantia de padrões de qualidade de ensino destacada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 suscitou pesquisas e discussões em busca da definição de qualidade da educação. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A garantia de padrões de qualidade de ensino destacada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 suscitou pesquisas e discussões em busca da definição de qualidade da educação. Os debates tornaram-se mais recorrentes a partir da implantação de políticas de avaliação nacional do ensino, como forma de obter um diagnóstico do aprendizado dos alunos na Educação Básica no Brasil. A utilização das avaliações em larga escala suscitou a produção de pesquisas de investigação dos processos associados ao aprendizado, em que este ocorre em um ambiente no qual existem muitos atores envolvidos, com diversas atribuições. Este artigo é derivado da monografia apresentada ao final do curso de Pedagogia da UFMG e está inserido no campo das discussões de processos associados ao aprendizado, especificamente, as relações entre a gestão escolar e o desempenho. Os gestores escolares vêm assumindo um papel protagonista na melhoria da qualidade do ensino, atribuindo responsabilidades como as de articulação, planejamento, monitoramento e avaliação do ensino. A concepção de gestão democrático-participativa é, atualmente, uma demanda instituída em legislações educacionais e tem sido muito discutida na literatura como uma das formas de alcançar os padrões de qualidade do ensino. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a associação entre itens de gestão democrática e o desempenho dos alunos do 5º ano do ensino fundamental na Prova Brasil 2013. A Prova Brasil consiste em uma avaliação censitária das escolas públicas, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Foram feitas análises descritivas a partir dos questionários contextuais respondidos pelos diretores e alunos, associando variáveis desses questionários às proficiências em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano das escolas públicas brasileiras. Os resultados encontrados por meio das análises descritivas corroboram com a literatura na área sobre a importância de práticas de gestão participativas associadas ao desempenho dos alunos, uma vez que as médias em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano das escolas públicas brasileiras foram maiores para práticas de gestão com tendências mais participativas.

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