Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA APÓS A LDB 9394/96.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHOS ESCOLARES Comunicação Oral (CO) GT 48 – PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL
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Sugere-se ainda que as escolas públicas possuem um órgão democrático interno muito importante, os Conselhos Escolares, que contribui como um elemento de consolidação da gestão democrática.O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma discussão bibliográfica sobre o processo de implementação da gestão democrática nas escolas públicas, a p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 48 – PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA48_ID2152_09092016081731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL RODRIGUES PALHETA" "autor_nome_curto" => "DANIEL PALHETA" "autor_email" => "danielrodrigues2001@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24880 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 349 "inscrito_id" => 2152 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA APÓS A LDB 9394/96." 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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma discussão bibliográfica sobre o processo de implementação da gestão democrática nas escolas públicas, a partir do percurso histórico da democracia nas escolas públicas após a promulgação da LDB 9394/96. Abordando-se também o papel dos conselhos escolares no âmbito das escolas públicas, sua regulamentação e implementação no cenário na gestão pública escolar. O primeiro capítulo aborda a trajetória da gestão democrática nas escolas, em seguida, analisa a importância dos conselhos escolares no contexto da gestão educacional. Primeiramente compreende-se que a LDB 9364/96 instituiu a diretriz que deveria abrir o caminho para a implementação de elementos democráticos na gestão escolar nas outras esferas. Sugere-se ainda que as escolas públicas possuem um órgão democrático interno muito importante, os Conselhos Escolares, que contribui como um elemento de consolidação da gestão democrática.

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