Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DAS AÇÕES E PROPOSTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CAMPUS I DA UEPB

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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È a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, que no Brasil a proposta de uma educação inclusiva toma força e vai ter vários desdobramentos teóricos, políticos e sociais para que a educação inclusiva aconteça. Nosso estudo teve como objetivo principal identificar a presença ou não de alunos com deficiência ingressos no curso de química da UEPB e apontar de que forma se dá a inclusão destes, qual o suporte que a universidade e o Colegiado do curso proporcionam a estes alunos, no que diz respeito à estrutura física do prédio, a formação específica do corpo docente, materiais didáticos específicos e tutores para auxílio às necessidades destes estudantes. A pesquisa apontou que apesar do esforço da UEPB como um todo, e do curso de química em particular, para inclusão de alunos com deficiência, ainda existe uma grande necessidade de melhorar à estrutura física dos prédios, de uma maior formação dos docentes e de investimentos em matérias didáticos pedagógicos para que se possa trabalhar com os alunos que apresentem alguma deficiência.A inclusão escolar tem sido um tema bastante discutido, tanto nos espaços acadêmicos como em outros espaços sociais, pois o processo de exclusão social que marc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1374_23102016020612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS MARA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYS GONÇALVES" "autor_email" => "thaysmaraby@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22991 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 885 "inscrito_id" => 1374 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DAS AÇÕES E PROPOSTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO CAMPUS I DA UEPB" "resumo" => "A inclusão escolar tem sido um tema bastante discutido, tanto nos espaços acadêmicos como em outros espaços sociais, pois o processo de exclusão social que marca o modelo de sociedade da qual fazemos parte, também vai refletir na escola. 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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inclusão escolar tem sido um tema bastante discutido, tanto nos espaços acadêmicos como em outros espaços sociais, pois o processo de exclusão social que marca o modelo de sociedade da qual fazemos parte, também vai refletir na escola. A proposta de uma educação inclusiva surge da luta de muitos movimentos em âmbito internacional. È a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, que no Brasil a proposta de uma educação inclusiva toma força e vai ter vários desdobramentos teóricos, políticos e sociais para que a educação inclusiva aconteça. Nosso estudo teve como objetivo principal identificar a presença ou não de alunos com deficiência ingressos no curso de química da UEPB e apontar de que forma se dá a inclusão destes, qual o suporte que a universidade e o Colegiado do curso proporcionam a estes alunos, no que diz respeito à estrutura física do prédio, a formação específica do corpo docente, materiais didáticos específicos e tutores para auxílio às necessidades destes estudantes. A pesquisa apontou que apesar do esforço da UEPB como um todo, e do curso de química em particular, para inclusão de alunos com deficiência, ainda existe uma grande necessidade de melhorar à estrutura física dos prédios, de uma maior formação dos docentes e de investimentos em matérias didáticos pedagógicos para que se possa trabalhar com os alunos que apresentem alguma deficiência.

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