Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE - FIOL COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA PAISAGEM DE MUNICÍPIOS DO INTERIOR BAIANO

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O mundo moderno requer facilidades no processo de mobilidade das pessoas e escoamento dos produtos entre as unidades federativas de um país, das regiões e de um país com outros países. Essa praticidade exigida hodiernamente pode trazer benefícios com os investimentos na melhoria dos modais de transporte contribuindo para o desenvolvimento econômico de um dado lugar e, malefícios, constatados pelos impactos positivos e/ou negativos no meio ambiente. Assim, com o intuito de compreender as transformações causadas na paisagem e no espaço geográfico no estado da Bahia, a partir do processo de implantação de infraestrutura dos modais de transporte, com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a ser utilizada no escoamento dos produtos oriundos do agronegócio e das atividades mineradoras, é que se pensou no desenvolvimento dessa pesquisa voltada para os municípios de Ilhéus e Caetité. Esse estudo baseia-se no método hipotético-dedutivo, seguindo os delineamentos da pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa, associada ao modelo teórico Geossistema-Território-Paisagem (GTP), adotado por Bertrand. Os procedimentos investigatórios constam de três etapas distintas: levantamento bibliográfico e de documentos cartográficos e outros registros, trabalho de gabinete e trabalho de campo, com registro fotográfico. O presente estudo justifica-se pela relevância que o modal ferroviário representa na reconfiguração das paisagens de vários municípios baianos, dadas as possibilidades do desenvolvimento econômico e conflitos socioambientais com a implantação do referido modal. Em face do discurso do tão almejado desenvolvimento econômico, o Governo do estado da Bahia tem promovido mudanças na infraestrutura dos seus modais de transporte, subsidiado, a princípio, pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, lançado no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2007, com investimentos bilionários na infraestrutura e na economia de todas as regiões do Brasil. A materialização da FIOL tem proporcionado mudanças significativas na paisagem modelando e remodelando o espaço, tais alterações, fazem parte do cotidiano social e, na maioria das vezes, são processos inerentes ao desenvolvimento econômico que enseja em si a inserção de infraestruturas, as quais reconfiguram as paisagens, os espaços, dando-lhes um novo arranjo espacial. Os resultados preliminares baseados nas análises documentais e observações feitas na paisagem dos municípios contemplados por esse estudo, tangenciados pela ferrovia Oeste-Leste, mostram que a devastação da cobertura vegetal está entre os principais impactos ocorridos com a implantação da ferrovia, alterando a biodiversidade da região com a diminuição consequente da reprodução de espécies animais. Por outro lado, positivamente, a longo prazo, o referido empreendimento com a oferta de emprego aquecerá a economia local, tanto no que se refere ao comércio, quanto no setor imobiliário dos municípios abrangidos pela construção da ferrovia. Geralmente os empregos oferecidos para a população local dos municípios impactados pela obra da FIOL não exigem mão de obra com qualificação técnica de excelência, por isso é encontrada facilmente na região. Os cargos qualificados, são ocupados por profissionais de outras localidades do território nacional, ficando muito restritos para os residentes nos municípios.

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